Total de visitas hoje

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Sábado será o dia D de vacinação contra gripe A

                                                                                                                          Guilherme Vasconcelos
                                  D****A                                 




Neste sábado (10), a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) promove o "Dia D de Vacinação contra a Influenza A (H1N1)" em todo o estado. As 3.080 salas de vacinas, distribuídas em todos os 417 municípios, funcionarão das 8 às 17 horas.



No Dia D, serão vacinadas crianças maiores de 6 meses e menores de 2 anos, profissionais de saúde, gestantes, pessoas com doenças crônicas e os adultos com idade entre 20 e 29 anos. Independente da data, o público alvo poderá procurar os postos de vacinação até o dia 23 de maio, quando termina a terceira etapa da campanha.



A coordenadora do Programa Estadual de Imunização, Fátima Guirra, esclarece que a vacina é segura e que, quando acontecem, os efeitos adversos são apenas locais como calor e rubor. "Estamos trabalhando com vacina segura, com alto poder de proteção e baixa possibilidade de eventos adversos", comentou Fátima Guirra. Ela ainda aponta que já foram milhões de pessoas vacinadas no mundo, sem nenhum registro de reações graves.



O objetivo do “Dia D” é reforçar a importância da vacinação para os grupos prioritários e dar uma nova oportunidade às pessoas que ainda não se imunizaram. “É uma iniciativa importante, pois as pessoas costumam ter mais tempo livre no fim de semana. Estamos seguros de que todos os brasileiros, mesmo os que não vão tomar a vacina, estarão empenhados nesse grande esforço para proteger a saúde das pessoas mais vulneráveis à nova gripe”, diz o ministro José Gomes Temporão.







PRORROGAÇÃO – A vacinação de grávidas, crianças e doentes crônicos, que tinha previsão para terminar dia 22 de março, foi prorrogada até 23 de abril. O público-alvo, considerando esses três públicos, é de 20,4 milhões de pessoas. Até 23 de abril, todas as grávidas, independentemente do período de gestação, que ainda não se vacinaram, devem tomar a vacina. As mulheres que engravidarem após o fim da terceira etapa poderão se imunizar nas fases seguintes. Não é necessário apresentar atestado médico para comprovar a gravidez.







Na vacinação das crianças, pais e responsáveis devem levar aos locais de imunização apenas os bebês de seis meses a menores de dois anos. É muito importante levar o cartão de vacinação das crianças. Elas receberão uma dose dividida em duas vezes. A segunda meia dose será administrada 30 dias após a primeira. Se a criança completar seis meses depois de 23 de abril, também poderá ser vacinada nas etapas seguintes.







Em relação aos doentes crônicos, devem procurar os postos de vacinação pessoas com menos de 60 anos que têm problemas crônicos de coração, pulmão, rins, fígado, diabéticos, pacientes em tratamento para aids e câncer ou os chamados grandes obesos (veja lista abaixo). Aqueles que serão vacinados devem levar aos postos um documento de identidade com foto e a carteira de vacinação do adulto, se possuírem. Também não é preciso levar atestado médico comprovando a doença crônica.

Fonte: * Radio Sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou comente.
O jornal online agradeçe pela sua visita.

Marcadores