Total de visitas hoje

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Piercings e alargadores causam risco à saúde

Os danos podem ser irreparáveis para dentes e gengiva


Tornou-se cada vez mais comum o uso de piercings entre jovens. Frequentes em índios, os adolescentes os utilizam como forma de distinção de novas tribos. O que muitos não sabem é que o uso do acessório pode causar problemas irreparáveis para a saúde dos dentes e da gengiva.




“Os piercings em regiões de tecidos moles, como a língua e os lábios, não são recomendados pelos dentistas. A língua é um músculo de superfície rugosa, por causa das papilas gustativas, o que favorece o acúmulo de bactérias. Esses microorganismos podem utilizar a perfuração como porta de entrada para infecções, que comprometem o organismo do indivíduo”, explica a especialista em odontologia estética Maristela Lobo.



Segundo ela, muitos pacientes que têm piercings nos lábios podem desenvolver defeitos na região do atrito da peça. “Por ser sólido, o piercing promove atrito com a superfície da gengiva e do dente, provocando retração gengival, exposição da raiz, ou até mesmo desgaste dos tecidos dentais”, alerta.



Quando o uso desses acessórios está aliado a jovens que têm o hábito de fumar, o risco de desenvolver doenças bucais é ainda maior. “Muitas vezes, a pessoa que aplica esse tipo de peça não tem o costume de ir ao dentista ou escovar os dentes”, comenta Maristela.



O piercing ainda pode mudar a disposição da língua, alterar a posição dos dentes e criar espaços entre eles, além de provocar infecções e hemorragias. Outro alerta é sobre a dilatação labial, feita pelos alargadores, que dificultam ainda mais a higienização. “Nesses casos, a limpeza deve ser redobrada”, finaliza a especialista.

Fonte: Arca Universal

2 comentários:

  1. tenho um na lingua e nunca infecto nada parecido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem quantos tempo com Piercings na língua?

      Excluir

Gostou comente.
O jornal online agradeçe pela sua visita.

Marcadores