Total de visitas hoje

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Vacinação contra meningite C volta a ser aplicada nos postos de saúde

A Secretaria Municipal informou na tarde desta quinta-feira, 18, que o 5° Centro de Saúde, localizado na Avenida Centenário, já vai disponibilizar vacina contra meningite do tipo C. Pela manhã, a reportagem da WEB TV A TARDE, no entanto, esteve na unidade e constatou que o posto não disponibilizava as vacinas, apesar da pouca demanda.



Na manhã, a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) confirmou a morte de Luís Cláudio (nome e idade não informados) morador de Itapuã. A vítima veio a óbito durante o caranaval, mas a data também não foi confirmada pelo órgão.



Na primeira fase da campanha de vacinação, cerca de 200 mil doses da vacina estão sendo disponiblizadas para os 15 maiores municípios baianos. A partir de março, segundo informações da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), a campanha será estendida às outras 400 cidades. A expectativa do Estado é imunizar 1,3 milhão de crianças, sendo que 299 mil apenas na capital baiana, até o fim de 2010.



Estado grave - O casal de adolescentes internado com meningite do tipo C, a meningocócica, continua no Hospital Couto Maia, na capital baiana. A adolescente de 14 anos apresentou uma pequena melhora, apesar de seu estado de saúde ainda ser muito grave. Já o namorado dela, de 16 anos, está em estado gravíssimo, mas os médicos não confirmam morte cerebral.

Fonte atarde.

Mulher morta pelo marido a golpes de faca é enterrada nesta quinta.

O sepultamento de Joseane Azevedo dos Santos, de 19 anos - que estava grávida de seis meses e foi morta pelo marido a golpes de faca na barriga - acontece, nesta quinta-feira, 18, às 15h, em Santo Amaro, cidade que fica localizada a 72 km de Salvador e onde reside sua família.





O crime foi cometido pelo trabalhador rural Alex da Cruz Martins, 19, na tarde desta quarta-feira, 17, no povoado de Mato Grosso, zona rural de Conceição de Feira. O fato chocou os moradores do local, que chegaram a espancar o acusado, mas policiais da 20ª Companhia da Polícia Militar (Santo Amaro) impediram o linchamento.



Alex está preso na 1ª Delegacia de Feira de Santana mas, de acordo com informações da polícia local, o trabalhador rural pode ser transferido para o presídio, pois existe risco para sua segurança. A polícia ainda não sabe se vai indiciar Alex por homicídio simples ou homicídio duplo, uma vez que Joseane estava gestante.

Fonte Atarde.

Incêndio destrói 600 hectares de mata atlântica na Ilha de Itaparica.

Um incêndio supostamente criminoso, que começou na tarde de quarta-feira (17) destruiu 600 hectares da mata atlântica, o equivalente a 600 campos de futebol, da histórica Lagoa Grande, localizada entre Barra do Gil e a contracosta da Ilha de Itaparica (a 285 km de Salvador). O incêndio foi controlado por volta das 10 horas da manhã desta quinta, mas não debelado, pois o fogo continua queimando a vegetação.




Nesta quinta, foram detectados sete focos de incêndio. A equipe do Corpo de Bombeiros esbarra na dificuldade de acesso ao local, já que é uma mata fechada e densa. Carros-pipa não têm acesso ao centro da mata. Até a tarde de hoje, foram usados cerca de 20 mil litros de água. O helicóptero dos bombeiros abastece as bolsas numa lagoa da Fazenda Água Viva, onde foi montada a base da operação, a 200 metros da Lagoa Grande, área mais atingida. Ainda não se sabe se, além de queimar a vegetação, o fogo destruiu ninhos de pássaros ou causou a morte de outros animais.



A origem do fogo ainda é desconhecida. Porém, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros suspeitam que o incêndio seja criminoso. As hipóteses mais prováveis, segundo o major PM Gomes Filho, são as queimadas, fogueiras de caçadores, queima de lixo doméstico ou a piromania. “Existem pessoas que tocam fogo na vegetação de propósito, por diversão, sem pensar nos danos e nos prejuízos. Além disso, moradores juntam o lixo nas propriedades e queimam, com o calor forte o fogo acaba se alastrando. O incêndio foi criminoso”, ressaltou.



História - A Lagoa Grande possui área de manguezal e uma biodiversidade ainda preservada. Segundo o fotógrafo e ambientalista Luís Pereira, na Lagoa Grande ainda existem as ruínas da primeira igreja da Ilha de Itaparica, de Nosso Senhor de Vera Cruz, onde se desenvolveu o primeiro núcleo habitacional da região. “A lagoa alimenta todo o lençol freático da ilha. Foi nela que funcionou a primeira máquina a vapor de moer cana. Ela é uma fonte de água mineral”, contou. Perto da lagoa há várias fazendas e a comunidade da Joeirana, onde moram duas mil pessoas.



“Faremos levantamento dos prejuízos ao meio ambiente e vamos autuar os responsáveis”, garantiu Simone Alcântara, fiscal do Instituto do Meio Ambiente (IMA).

Marcadores