Total de visitas hoje

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Apoiei Wagner quando a candidatura dele era uma piada, diz Geddel

O deputado federal Geddel Vieira Lima (PMDB), pré candidato ao governo da Bahia criticou duramente o governo Wagner e principalmente a Segurança Pública na Bahia. As declarações foram feitas durante entrevista ao Programa do Bocão, na Rádio Sociedade da Bahia. Segundo Geddel, ele surge como terceira opção para os baianos e alfinetou os últimos governos estaduais, que voltam nestas eleições como seus adversários diretos. "Quero mudar o discurso do governador que não fez contra o governador que não está fazendo", criticou.



"Precisamos de uma mudança de atitude. A segurança pública na Bahia virou motivo de deboche nacional. Não possível que carros do governo sejam roubados, que pessoas fiquem com medo de sair às ruas. Quero voltar a sair com tranquilidade, que minhas filhas não tenham preocupação com segurança", frisou.



Para o ex-ministro o projeto da ponte que pretende ligar Salvador Itaparica "é discurso para ganhar eleição. Ela não foi plano do governador em 2006 e de repente aparece, do nada. Não consigo imaginar a Bahia sendo governada mais quatro anos pela propaganda". Ao ser confrontado com a declaração de que Wagner teria pedido pessoalmente a indicação de Geddel ao Ministério da Integração Nacional, o peemedebista rebateu. "Eu apoiei Wagner quando a candidatura dele era uma piada. Peguei ele pela mão quando ninguém sabia quem ele era", afirmou.



Geddel explicou o motivo de ter escolhido a candidatura ao governo ao invés de uma vaga ao senado na chapa de Wagner. "Saí do ministério para trilhar o caminho mais difícil porque temos projetos políticos diferentes. O governo precisa agir e não ficar diagnosticando". O ex-ministro afirmou que durante o pleito pretende fazer um debate proativo. "Não quero fazer crítica pela crítica, quero apresentar propostas e fazer um debate onde sejam discutidas prioridades".



Ao contrário de Wagner, que não citou o nome do adversário Geddel foi duro nas respostas e escolheu ser o principal opositor do ex-aliado."O importante não é dizer que é amigo do presidente, tem que ter competência para trabalhar. Lula foi um bom presidente para a Bahia. Infelizmente não posso dizer o mesmo de Wagner, apesar de serem da mesma família", concluiu.

Radio Sociedade

Enem vai ser nos dias 6 e 7 de novembro

Do R7



O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) vai ser realizado nos dias 6 e 7 de novembro, afirma o MEC (Ministério da Educação). A data, que foi confirmada nesta sexta-feira (30), já havia sido prevista pelo ministro Fernando Haddad em reunião com os reitores das universidades federais, ocorrida no final de março.



A expectativa do ministério é que a prova tenha até 7 milhões de estudantes inscritos. Vai haver alteração na data do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), que estava programado para ocorrer em 7 de novembro. A mudança será por uma portaria, que vai ser publicada nos próximos dias no Diário Oficial da União.



A ideia é que o Enem aconteça apenas após o segundo turno das eleições, segundo a assessoria de imprensa do MEC. Hoje, a prova substitui ou complementa o vestibular de diversas universidades do país, além de avaliar os estudantes do terceiro ano do ensino médio ou os que já concluíram esta etapa.



Data das inscrições



A previsão da pasta é que as inscrições de alunos no Enem comecem em junho e terminem em julho, dando um mês para os vestibulandos poderem fazer o cadastro. Os dias, entretanto, ainda não foram definidos.



O número de universidades públicas que aderem ao exame vai crescer, segundo entrevistas dadas ao R7, há 15 dias, pela Abruem (associação dos reitores das universidades estaduais e municipais) e pela Andifes (associação dos reitores de faculdades federais).



Pelo menos 30 instituições estaduais e municipais usarão a nota do Enem no vestibular neste ano, um aumento de 20% com relação à última edição da prova, diz João Carlos Gomes, presidente da Abruem.



- O ponto mais positivo do Enem é que o sistema permite que a faculdade escolha como vai participar. Cerca de 80% das estaduais e municipais entrarão no sistema de alguma forma.



A expectativa do secretário-executivo da Andifes, Gustavo Balduíno, também é positiva.



- Só 13 universidades federais substituíram plenamente o vestibular pelo Enem na última edição. Algumas faculdades, como a UFC (Universidade Federal do Ceará), já anunciaram neste ano sua adesão. Então acho que deve crescer sim, tanto a participação parcial quanto a total.



Rodada de meio do ano



O MEC fará uma nova rodada de inscrições do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) em junho. Segundo a secretária de Ensino Superior do ministério, Maria Paula Dallari Bucci, todas as 51 universidades federais e institutos de ensino que participaram da primeira edição do sistema têm interesse em continuar usando o Sisu.



Ainda não é possível saber quantas vão participar, já que nem todas fazem vestibulares duas vezes ao ano.



Os alunos que tiverem interesse em disputar as vagas que serão oferecidas pelo Sisu vão usar a nota do último Enem, realizado nos dias 5 e 6 de dezembro de 2009.



Vazamento



No ano passado, dois cadernos de questões do Enem foram roubados da gráfica onde eram impressos. Um grupo tentou vender, à época, os documentos para a imprensa. O vazamento acabou sendo noticiado e o MEC cancelou, no dia 1º de outubro de 2009, a aplicação da prova.



O caso tramita na Justiça. O MPF (Ministério Público Federal) acusou quatro pessoas pelo crime. Duas delas - Felipe Pradella e Gregory Camillo - tentaram vender o Enem para a mídia. Outras duas - Marcelo Sena e Filipe Ribeiro - teriam retirado as provas de dentro da gráfica.

Morre a 23ª vítima de meningite C este ano no Estado

Uma menina de 13 anos morreu de meningite C, na quinta-feira, 29, após ser internada no Posto de Atendimento da Boca do Rio, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab). Carla Pereira Andrade, que residia no bairro de Santa Cruz, é a 23ª vítima da doença em 2010 no Estado. Em Salvador, são 11 mortes.



O número de óbitos causados pela meningite no bairro subiu para três, em menos de dois meses. Moradores da região estão apavorados com o surto, mas a Secretaria da Saúde do Município (SMS) nega a existência de uma epidemia na localidade.



Na última quinta-feira, 22, o jovem Edenilson do Espírito Santo, de 21 anos, também morreu vítima da doença, após dar entrada no Hospital Jaar Andrade, em Cajazeiras. Ele já havia passado pelo hospital anteriormente, onde fora medicado e mandado para casa. Mais tarde, no entanto, apresentou sintomas como febre, vômito e diarreia, sendo internado. O corpo foi enterrado na tarde de sexta, 23, no Cemitério Bosque da Paz.



Na madrugada de segunda-feira, 19, um bebê de apenas um ano morreu também por meningite no Hospital Esaú Matos, em Vitória da Conquista.




Do: A Tarde.

Centel registra 3 homicídios em Salvador e Região Metropolitana

A Central de Telecomunicações das Polícias Civil e Militar (Centel) registrou 3 homicídios em Salvador e Região Metropolitana entre as 19h da última quinta-feira e as 7h desta sexta-feira (30).




De acordo com a Polícia Civil, a primeira morte ocorreu na Rua Getúlio Vargas, em Candeias, onde Roque Pereira dos Santos, de 39 anos, foi assassinado por volta das 18h46.



Roque foi morto dentro de um bar por um colega, com quem discutiu. O assassino quebrou uma garrafa de cerveja no pescoço de Roque, que não resistiu.



Durante a madrugada, foi encontrado o corpo de uma mulher de cor parda e idade aparente de 30 anos no bairro Sereia, em São Sebastiaõ do Passé. A polícia não tem pistas da forma como ocorreu o assassinato.



Já pela manhã, por volta de 6h, foi encontrado morto na rua Teixeira Mendes, no Alto das Pombas, o corpo de um rapaz de identidade ignorada. A vítima não tem informações sobre o modo como ocorreu o crime.



Furtos e roubos - Entre 19h e 7h, a Polícia Civil registrou também 1 assalto a ônibus, 2 carros roubados e 1 furtado.

Confira as vagas de emprego para esta sexta

Érica Torres



As vagas do SineBahia para sexta-feira (30) são:



Ajudante de eletricista

Ensino médio completo / Curso NR10 / Habilitação B

Experiência mínima de 06 meses em carteira ou contrato

07 vagas



Cabeleireiro

Para preenchimento de quadro masculino

Ensino médio completo / temporário

Experiência mínima de 06 meses na função

01 vaga



Comprador

Residir próximo a Sussuarana

Ensino médio completo / domínio de Excel

Experiência mínima de 06 meses na carteira

01 vaga



Consultor comercial de vendas

Conhecimento em contratos de serviços terceirizados

Ensino médio completo / possuir veículo / Excel avançado

Experiência mínima de 06 meses na função

01 vaga



Consultora em vendas de artesanato

Vivência anterior com artesanato ou artes em geral

Ensino médio completo

Experiência mínima de 06 meses na carteira

01 vaga



Costureira de máquinas industriais

Ensino fundamental completo

Experiência mínima de 06 meses em carteira

04 vagas



Costureira de máquinas industriais

Trabalhar em Lauro de Freitas

Ensino médio completo

Experiência mínima de 06 meses em carteira

01 vaga



Emissor de passagens aéreas

Conhecimento em sistema AMADEU

Ensino médio completo

Experiência mínima de 06 meses na função

02 vagas



Encarregado de controle financeiro

Desejável conhecimento em Construção Civil

Ensino superior incompleto

Experiência mínima de 06 meses na função

01 vaga



Estágio para Direito

Disponibilidade de horário à tarde

Possuir carteira OAB de estagiário

Superior incompleto / 7º semestre

01 vaga



Funileiro industrial

Fabricação de equipamentos de aço inox

Experiência mínima de 06 meses em carteira

02 vagas



Instalador de som

Ensino fundamental completo

Experiência mínima de 06 meses em carteira

01 vaga



Instalador de som e acessórios de veículos

Ensino fundamental completo

Experiência mínima de 06 meses comprovada na função

01 vaga



Mecânico de ar-condicionado e refrigeração

Conhecimento em condicionador de ar Split

Ensino médio incompleto

Experiência mínima de 06 meses comprovada na função

02 vagas



Mecânico de autos em geral

Ensino fundamental incompleto

Experiência mínima comprovada de 06 meses na função

01 vaga



Montador de estruturas de comunicação visual

Ensino médio completo

Experiência mínima de 06 meses na função

04 vagas



Motoboy no transporte de documentos

Residir no eixo Orla – Paralela – Lauro de Freitas

Ensino médio completo / Possuir moto própria

Experiência mínima de 06 meses na função

01 vaga



Motorista carreteiro

Disponibilidade para viagens

Ensino médio completo / Habilitação E / MOPP

Experiência mínima de 06 meses em carteira

01 vaga



Motorista entregador

Residir no eixo Orla – Paralela – Lauro de Freitas

Ensino médio completo / Habilitação D

Experiência mínima de 06 meses em carteira

01 vaga



Oficial de manutenção predial

Conhecimento amplo em hidráulica e Elétrica

Ensino médio completo

Experiência mínima de 06 meses em carteira

01 vaga



Pedreiro

Ensino médio completo

Experiência mínima de 06 meses em carteira

02 vagas



Pintor de veículos

Ensino fundamental completo

Experiência mínima de 06 meses em carteira

01 vaga



Representante comercial autônomo

Atuar no segmento imobiliário / R$ 1.038,00 + comissão

Educação superior incompleta / possuir carro

Experiência mínima de 06 meses em carteira

03 vagas



Representante comercial autônomo

Trabalhar com materiais de construção

Ensino médio completo/ possuir veículo

Experiência mínima de 06 meses comprovada na função

04 vagas



Segurança de evento

Vivência em serviço VIP ou particular

Ensino médio completo / curso atualizado

Experiência mínima de 06 meses na função

15 vagas



Segurança de eventos

Ensino médio incompleto / temporário

Experiência de 06 meses em carteira ou Curso atualizado

170 vagas



Técnico em Controle de Meio Ambiente

Ensino médio completo / curso técnico na área

Experiência mínima de 06 meses em carteira

01 vaga



Técnico de edificações

Ensino médio completo / Viagens / Informática

Experiência mínima de 06 meses em carteira

01 vaga



Vendedora de serviços

Vivência anterior em vendas externas

Ensino médio completo / boa informática

Experiência mínima de 06 meses na carteira

05 vagas



Os interessados devem se dirigir à unidade central do SineBahia, na avenida Antônio Carlos Magalhães, nº 3.359, edifício Torres do Iguatemi, das 8h às 17h, munidos de Carteira de Trabalho, RG, CPF e Comprovante de Residência.

Quadrilha envolvida com tráfico é presa em Feira de Santana

Érica Torres



Equipes da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes de Feira de Santana (DTE-Feira), prenderam na manhã desta quinta-feira (29) uma quadrilha com 302 buchas e balinhas de maconha, uma balança de precisão e um revolver de calibre 38.



Eronilda Romão da Silva, de 24 anos, Erick Pereira Nascimento, de 25 anos e Manoel Oliveira Santos, de 24 anos foram encontrados em um imóvel no bairro de Campo Limpo. Os bandidos que já tinham passagens pela polícia foram presos por tráfico de drogas, associação ao tráfico e posse ilegal de arma de fogo.


*Jornal Online Ana Bernardes Como Informação da *Rádio Sociedade da Bahia.

Idoso é atropelado por um ônibus na avenida Centenário

Felipe Santana



Um senhor de idade, aparentando 60 anos, morreu ao ser atropelado por um ônibus da empresa Costa Verde, por volta das 8h30, na avenida Centenário, próximo ao Shopping Barra, nesta sexta-feira (30).



Segundo informações, a vítima não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Essa é a 3ª vítima fatal por atropelamento, em Salvador, nos últimos três dias.





Fonte Sociedade

"Parada Disney" provoca interdições no tráfego na orla

Guilherme Lopes

Por conta da realização da “Parada Disney” no próximo domingo (2), a Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador) realizará alterações no tráfego de veículos na Orla da capital, entre a Pituba e a Boca do Rio.

As mudanças são as seguintes: a partir das 3h, fica proibido, na avenida Octávio Mangabeira (Orla), o tráfego e estacionamento entre a avenida Jorge Amado (Boca do Rio) e o retorno frente ao Restaurante Bambara. A partir de 5h, fica proibido o tráfego entre o Restaurante Caranguejo do Sergipe e a Multishop. A situação deve ser normalizada a partir das 13h.

O acesso aos residentes nas vias interditadas será permitido por comprovação de endereço, ao apresentar documento do veículo, conta de telefone, água ou energia elétrica.

Fonte Radio Sociedade.

UEFS abre inscrição para o vestibular 2010.2 nesta sexta

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) inscreve, a partir desta sexta-feira (30), até 16 de maio, para o vestibular 2010.2. São oferecidas 685 vagas em 19 cursos. As inscrições são realizadas exclusivamente pela internet, no portal da Uefs, seção Processo Seletivo.

Após o preenchimento dos dados pessoais, o candidato deve imprimir o comprovante e pagar a taxa de inscrição, no valor de R$ 80, até 17 de maio em qualquer agência do Banco do Brasil. As provas serão aplicadas no período de 18 a 20 de julho e o início do semestre letivo está previsto para a segunda quinzena de agosto.

Os candidatos beneficiados com a isenção da taxa devem efetuar a inscrição entre 6 e 16 de maio. O processo de isenção está em andamento e o resultado final será divulgado em 5 de maio. A Uefs ofereceu 2,5 mil vagas de isenção para alunos da rede pública.

Ações afirmativas
A política de ações afirmativas da Uefs destina 50% das vagas para alunos que tenham cursado todo o ensino médio e pelo menos dois anos do ensino fundamental na rede pública. Destas, 80% são reservadas para quem se declarar afrodescendente. O número de vagas poderá ser superior a 685, já que são oferecidas duas vagas a mais, por curso, para membros de comunidades indígenas ou quilombolas.

No vestibular de meio de ano a Uefs não oferece vagas para os cursos de Medicina, Engenharia de Computação e Farmácia. É imprescindível a leitura, na íntegra, do edital do vestibular, também disponibilizado na internet.

Fonte: Agecom

Ônibus Coletivo de Salvador voltam a funcionar normalmente nesta sexta.

Depois de uma paralisação surpresa, as sete empresas de ônibus que estavam com as portas das garagens fechadas, em Salvador, voltaram a funcionar normalmente, desde às 8h. Os veículos das empresas Ilha Tropical; Expresso Vitória; Axé; Capital; Modelo; Barramar e São Cristovão estavam parados, desde às 4h da manhã.

Segundo o diretor do Sindicato dos Rodoviários, José Nascimento Santos, foram realizadas assembleias na garagem das empresas para debaterem sobre a campanha salarial, nesta sexta-feira (30), mas o transporte já está normalizado. A classe reivindica aumento no tiquete-refeição, melhorias nas condições de trabalho e um reajuste salarial de 15%

Jornal Online Ana Bernardes Com informação da Radio Sociedade da Bahia

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Adolescente baleado após o BaVi é transferido durante a madrugada

Guilherme Lopes



O torcedor do Bahia Wesley Oliveira Almeida, de 15 anos, que foi baleado na cabeça no último domingo (25) ao sair do Estádio de Pituaçu depois do clássico entre Bahia e Vitória, foi transferido para o Hospital Jorge Valente, na Avenida Garibaldi, na noite deste domingo (25), informaram amigos do rapaz.



De acordo com outros torcedores que assistiram ao clássico junto com Wesley, integrantes da Torcida Imbatíveis começaram a atirar ao sair do estádio. A polícia não tem informações sobre quem fez os disparos.



Baleado, Wesley foi levado as pressas ao Hospital Geral do Estado, em Brotas, onde chegou consciente e respondendo bem a estímulos. A família do jovem não autorizou os médicos a divulgar informações sobre seu estado de saúde.



Da Sociedade.

Terremoto de 4,9 graus atinge região Amazônica

Um terremoto de 4,9 de magnitude na escala Richter atingiu parte da região Amazônica e a área de fronteira com o Peru, na manhã de domingo (25). O USGS (Instituto de Pesquisas Geológicas dos Estados Unidos) informou que não há dados sobre vítimas. Os tremores ocorreram às 6h09, a 100 km da cidade de Cruzeiro do Sul, no Acre, e a 245 km de Pucallpa, no Peru.



O USGS ainda afirmou que nesta segunda-feira (26), às 10h59, (horário na Ásia), foi registrado um terremoto de 6,5 graus de magnitude na escala Richter ao sudeste de Taiwan. A cidade mais próxima ao epicentro do terremoto é T'ai-tung.



Ainda nesta segunda também foram registrados tremores de terra nos Estados Unidos, na região da Califórnia. Por volta das 3h, houve abalos que variam de 2,8 a 3,2 graus de magnitude na escala Richter. As cidades mais atingidas são Oak View e The Geysers. Não há dados sobre vítimas e estragos.



O instituto, que monitora as ocorrências em todos os continentes, informou que há estimativas de que vários milhões de terremotos sejam registrados no mundo a cada ano. Mas muitos não são detectados porque ocorrem em áreas remotas ou têm magnitudes muito pequenas.




Da Agência Brasil

RMS tem 11 homicídios no domingo, e 27 no fim de semana

Guilherme Lopes


A Polícia Civil registrou 11 homicídios em Salvador e Região Metropolitana (RMS) entre as 7h de domingo (25) e as 7h desta segunda-feira (26). Somados aos homicídios de sábado (24), o número de pessoas assassinadas na RMS chega a 27, só neste fim de semana.



A primeira vítima foi Jeferson Borges Ribeiro, de 27 anos, morto a tiros por volta de 7h na Rua São Domingos, na Liberdade. No mesmo horário, era assassinado um rapaz de cor parda e aparentes 23 anos, na Estrada Velha do Aeroporto. Por volta de 10h, Moisés Vasconcelos Lima, de 27 anos, era morto a tiros no Beco do Petróleo, em Camaçari.



Pela tarde, Adriano Bispo dos Santos, de 19 anos, foi morto na Cesta do Povo da Avenida Ogunjá, em Brotas, por volta de 14h. No mesmo horário era assassinado um rapaz de 25 anos e cor parda no bairro de Portão. Por volta de 17h, Antônio Marcos Ferreira era assassinado a tiros no Parque das Amoreiras, na Ilha de Itaparica. Ele tinha 30 anos.



A noite, Marcio Chambir Brito, de 19 anos, foi morto a tiros em Narandiba por volta de 21h. No mesmo horário era assassinado a facadas um rapaz de cor negra e idade aproximada de 30 anos no bairro de Vista Alegre. Uma hora depois, morria Luciano Nascimento da Mata, de 21 anos, vítima de disparos na rua Nova Esperança, no Alto do Coqueirinho.



Já durante a madrugada foi morto Edivaldo Mendes de Matos, assassinado por volta de meia noite na Rua Hélio Silva, em Itaparica. Francisco Palácio Bezerra, de 43 anos, também foi assassinado, por volta de 1h na Rua Parecido, em Camaçari.



De acordo com a Central de Telecomunicações das Polícias Civil e Militar, apenas no domingo foram registrados também 7 tentativas de homicídio, uma delas contra o adolescente Wesley Oliveira Almeida, de 14 anos, atingido por um disparo na cabeça quando saia do Estádio de Pituaçu após o clássico entre Vitória e Bahia. Ele era membro da torcida organizada Bamor.



As outras tentativas ocorreram nos bairros de Nova Constituinte, Itinga (em Lauro de Freitas) e Sussuarana, onde foram registradas 4 tentativas de homicídio.



Roubos e Assaltos – Também entre domingo e a manhã desta segunda-feira, a Centel registrou 2 assaltos a ônibus e 5 carros roubados em Salvador e Região Metropolitana.




Da Radio Sociedade.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Jovem mata namorada, tia e a prima em Itaquara.

Um rapaz, de 24 anos, matou a namorada, a tia e a prima dele, na noite dessa quarta-feira (21), no município de Itaquara, a 469 quilômetros de Salvador. O crime aconteceu na casa das vítimas, no Distrito de Vila Castelo Branco.



Joilson Moreira de Almeida assassinou primeiro a namorada, Juliana Vila Nova, de 19 anos, depois a tia, Zélia Moreira Almeida, de 38 anos e em seguida a prima Nívia Ribeiro, de 18 anos. Um senhor, vizinho da família, presenciou as cenas e morreu logo após de infarto. Roque Tomas de Jesus já tinha problemas cardíacos e não resistiu no caminho ao Centro Médico Hospital de Itaquara.



Segundo populares, Juliana Vila Nova estava grávida de 3 meses e a tia além da prima de Joilson, não acreditavam que o filho era dele. De acordo com a Polícia, o rapaz foi encontrado portando uma arma depois de deferir três facadas contra o próprio corpo. Para contê-lo, os policias reagiram dando um tiro contra o tórax do jovem.



O autor dos crimes foi encaminhado para o Hospital Prazo Valadares, em Jequié sob vigia da polícia.

Fonte Radio Sociedade.

Dia D reúne 10 milhões de fiéis em todo o Brasil

Evento foi promovido pela Igreja Universal do Reino de Deus em todos os Estados



Do R7.



Vista aérea do autódromo de Interlagos, em São Paulo, no Dia D. Cerca de 2,3 milhões de pessoas da capital e do interior participaram do evento religioso.

.Cerca de 10 milhões de pessoas em todo o Brasil se reuniram nesta quarta-feira (21) no Dia D, também chamado de Dia da Decisão. O evento é promovido pela Iurd (Igreja Universal do Reino de Deus), que convoca os fiéis para se reunirem em orações por dias melhores.



O Dia D aconteceu nas 27 capitais brasileiras e em Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro. Ruas, praças, estádios e até autódromos ficaram lotados de fiéis em todos os Estados.



O autódromo de Interlagos, em São Paulo, ficou repleto de pessoas em busca de conforto espiritual. Mais de 5.000 ônibus chegaram ao local e formaram uma fila imensa do lado de fora.



A estimativa da organização é de que mais de 2,3 milhões de pessoas compareceram ao evento na capital paulista. Nem o sol forte, com os termômetros marcando mais de 30° C, desanimou o público.



O Dia da Decisão acontece há 23 anos e é um convite para que as pessoas reflitam sobre as mudanças que pretendem ter em suas vidas.



O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, esteve no Dia D e elogiou a iniciativa da Igreja:



– O evento transcorreu na mais absoluta normalidade, e a sua dimensão ultrapassou as expectativas. A avaliação é que temos mais de 2 milhões de pessoas. É impressionante. Funcionou muito bem o poder de mobilização da Igreja, com pessoas vindas de todas as cidades do Estado, em especial da capital, e comparecendo aqui maciçamente.



No Rio Grande do Sul, a concentração foi no ginásio do Gigantinho, em Porto Alegre, e reuniu cerca de 100 mil fiéis. Em Santa Catarina, o evento aconteceu no centro de Florianópolis, no Largo da Alfândega, e contou com a participação de aproximadamente 170 mil pessoas. Em Curitiba, foram 100 mil participantes.




Veja a cobertura completa

..Na região central do país, 150 mil fiéis se concentraram no estádio Serra Dourada, em Goiânia. Em Brasília, o encontro aconteceu no estádio Mané Garrincha e teve 100 mil participantes.



A enseada de Botafogo, uma das paisagens mais belas do Rio de Janeiro, abrigou 2 milhões de pessoas para o Dia da Decisão – o número é 50% maior que o de presentes no Ano-Novo de Copacabana. Caravanas de diversas regiões do Estado foram para o local.



Além dos fiéis da Iurd, o evento reuniu pessoas de todas as religiões. Para que todos pudessem participar da festa, foram espalhadas mais de 78 caixas de som pela enseada.



Na região metropolitana de Belo Horizonte, em Santa Luzia, 200 mil pessoas se reuniram.



Em Fortaleza, outro autódromo ficou lotado de fiéis. Cerca de 350 mil pessoas se espalharam pela pista e arquibancada do circuito. Além disso, 2.600 ônibus levaram pessoas de todo o Ceará para o local.



A praia de Boa Viagem, a mais famosa de Recife, foi palco da celebração de fé, com 70 mil pessoas. Em Sergipe, 25 mil fiéis se reuniram no ginásio de esportes Constâncio Vieira.



O Dia D dos baianos aconteceu no Parque de Exposições, em Salvador. Uma multidão de 600 mil pessoas em clima de alegria lotou o lugar.



No Rio Grande do Norte, mais de 30 mil participaram do Dia da Decisão no estádio Machadão, em Natal.



Em Belém do Pará, pelo menos 200 mil pessoas se reuniram no maior estádio olímpico da região Norte, o Mangueirão. Muitos fiéis chegaram em caravanas que saíram do interior do Estado. Foram cerca de 240 ônibus de todas as regiões e mais 500 só da capital e região metropolitana.



A realização do Dia D em todas essas cidades foi marcada pelo momento em que o bispo Edir Macedo, líder da Igreja Universal do Reino de Deus, transmitiu uma mensagem aos fiéis. Ele estava em Londres, no Reino Unido, e falou ao vivo para todos os brasileiros presentes.



Todas as estimativas de público são da organização dos eventos.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Protesto de moradores fecha a Via Regional, e trânsito continua caótico

Guilherme Lopes



Moradores do bairro de São Marcos interditaram a avenida Regional por volta de 12h desta quinta-feira (15), em Salvador. Eles protestam pelo que consideram falta de intervenção do poder público para evitar os estragos causados todos os anos pela chuva na região. De acordo com a Transalvador, a interdição provoca congestionamentos nos bairros de Castelo Branco, Pau da Lima e São Rafael, além de em São Marcos.



Garibaldi – Na avenida Garibaldi, frente à Unifacs, um deslizamento de terra e um alagamento chegou a bloquear ambos sentidos da pista nesta manhã. Às 12h30, contudo, a Transalvador informou que a pista já estava liberada. Mesmo assim, a interdição ainda provoca um grande congestionamento na avenida.



Outras avenidas parcialmente interditadas nesta quarta-feira são a Contorno, que teve a faixa da direita interditada no sentido Comércio por conta de uma queda de árvore; a Centenário, onde uma árvore caída provoca interdição de uma das pistas; e a Estrada do Boiadeiro, no Subúrbio, onde parte do asfalto cedeu.



Além disso, a Transalvador registra lentidão em ambos sentidos da avenida ACM, em ambos sentidos da avenida Bonocô, em ambos sentidos da avenida Paralela e na avenida Tancredo Neves. Toda a região do Rio Vermelho também está congestionada por conta de alagamentos.



BR-324 – Por volta das 12h30, a Polícia Rodoviária Federal reforçou o pedido para que os motoristas que precisam sair de Salvador nesta quarta-feira evitem usar a BR-324. O motivo é que parte do asfalto do acostamento e da faixa da direita cedeu frente à entrada do bairro de Valéria, no km-614, sentido Feira de Santana, o que provocou a interdição de uma das faixas e um grande congestionamento na rodovia.



De acordo com a PRF, o resto da pista pode ceder a qualquer momento, o que provocaria a interdição total da via no sentido Feira de Santana. A PRF pede que sejam usadas a via Parafuso e a estrada Cia-Aeroporto para iniciar as viagens para o interior do estado.



Fonte: *Radio Sociedade

Deslizamento de terra causa morte de duas crianças em Salvador.

Forte chuva causa morte de duas crianças, em Salvador. Um deslizamento de terra, no início da noite, desta quarta-feira (14), provocou o desabamento de dois imóveis, no bairro de Vila Canária, e a morte de dois meninos.



De acordo com a Defesa Civil de Salvador (Codesal), os garotos, de 2 e 6 anos, foram atingidos pela parede do quarto, enquanto a mãe sofreu ferimentos e foi levada para o Posto de Saúde, localizado em São Marcos.

Jornal online Ana bernardes e *Balanço Geral.

Codesal registra 56 deslizamentos de terra em Salvador em 8h.

Guilherme Lopes



A Defesa Civil de Salvador (Codesal) registrou 56 deslizamentos de terra na capital entre meia noite e 8h30 desta quinta-feira (15), na capital. De acordo com a Codesal, todas as áreas da capital foram atingidas, mas os maiores estragos foram encontradosem Brotas, São Cristóvão e Fazenda Grande do Retiro.





A Defesa Civil registrou também 6 desabamentos de imóvel, nos bairros de Tancredo Neves, Fazenda Grande do Retiro (onde ocorreram 2 desabamentos), Alto de Coutos, Nova Brasília e Calçada. Houve também 8 alagamentos de área, nos bairros de São Cristóvão, Mussurunga, Bairro da Pazl, Patamares, Jardim das Margaridas e Sussuarana.



Ao todo, foram 117 solicitações no período entre meia noite e 8h30. Além dos deslizamentos, houve também 18 ameaças de deslizamento, 9 ameaças de desabamento, 5 desabamentos de muro, 4 árvores caídas, 4 ameaças de queda de árvore, 3 desabamentos parciais (em Cajazeiras, Piatã e no Centro), 3 infiltrações e 1 orientação técnica.



Em caso de emergência, qualquer pessoa pode ligar para o número 199 para falar com a Codesal. A ligação é gratuita.

*Radio Sociedade.

Alunos da rede municipal e estadual ficam sem aulas nesta quinta

Felipe Santana



As aulas da rede municipal de Salvador e Lauro de Freitas estão suspensas, nesta quinta-feira (15). A decisão foi tomada pelo prefeito de Salvador, João Henrique (PMDB), devido aos transtornos causados pela chuva.



Segundo assessoria da Secretaria de Educação do Estado (SEC), as aulas da rede estadual também estão suspensas. O orgão informa que o veto foi devido as dificuldades de deslocamento dos estudantes, professores e servidores nessas regiões.


*Sociedade.

Pista da BR-324 pode ceder, e PRF pede para evitar a via

Guilherme Lopes



A Polícia Rodoviária Federal pede aos motoristas que não usem a BR-324 para sair de Salvador na manhã desta quarta-feira (14). Isso porque uma parte da pista da direita começou a ceder por volta das 8h40 frente à entrada de Valéria, no km 614 da rodovia. De acordo com a PRF, há a possibilidade de que toda a pista no sentido Feira de Santana seja interditada a qualquer momento.



A PRF pede aos motoristas quem, para sair da capital no sentido interior, usem a Via Parafuso ou a rodovia Aeroporto-CIA. Segundo a PRF, às 9h o engarrafamento no sentido Feira de Santana estava chegando até a Rótula do Abacaxi.



*Sociedade

domingo, 11 de abril de 2010

Sobe para 229 o número de vítimas das chuvas no Rio

Governador carioca esteve no Morro do Bumba neste domingo

O número de vítimas em consequência das chuvas no Rio de Janeiro chegou a 229 neste domingo, segundo o Corpo de Bombeiros. No Morro do Bumba, em Niterói, foram resgatados até agora 36 corpos e a previsão é que haja mais 150 mortos no deslizamento que ocorreu na última quarta-feira. Niterói acumula um saldo de 146 vítimas.



O governador Sérgio Cabral esteve hoje à tarde no Morro do Bumba e anunciou que vai investir R$ 1 bilhão para a construção de moradias. Os recursos fazem parte dos cerca de R$ 5 bilhões do Tesouro Nacional que serão destinados a obras para a Copa do Mundo de 2012 e para as Olimpíadas de 2016.



Também será criado um Plano Diretor de Remoção de Famílias em áreas de risco, com quatro níveis de classificação: azul, baixo risco; amarelo, risco médio; vermelho, alto risco; e preto, altíssimo risco. Nas comunidades classificadas como risco preto a remoção das famílias será imediata. A previsão é que o plano fique pronto na próxima quarta-feira (14).



— Tenho certeza de que com esse dinheiro, mais os recursos do Minha Casa, Minha vida, mais o que as prefeituras podem fazer individualmente, além do Plano de Remoção, nós vamos conseguir, num espaço médio de tempo, dar uma solução para esse problema nas milhares de moradias em áreas de alto risco no Estado do Rio de Janeiro —, disse o governador.



No município do Rio, 63 pessoas morreram por causa dos temporais e cerca de 5 mil estão desabrigadas. Também foram registradas mortes em São Gonçalo (16), Petrópolis (1), Paracambi (1), Magé (1) e Nilópolis (1).



A Policia Rodoviária Federal (PRF) liberou hoje de manhã o tráfego na Rodovia Magé-Manilha (BR-493), que liga a Baixada Fluminense e a Região Serrana à Região dos Lagos. A rodovia estava parcialmente interditada devido a um alagamento na localidade de Itambi.



Na capital fluminense, a Rodovia Grajaú-Jacarepaguá, que liga a zona oeste a zona norte do Rio, continua interditada por causa da queda de barreiras e árvores nos dois sentidos. As demais vias da cidade já estão liberadas, segundo a prefeitura.



A Secretaria Municipal de Defesa Civil decretou estado de vigilância e previsão é de chuva leve para os próximos dias

Jornal online Ana Bernardes e *Zero Hora.

Lula pedirá explicações a Obama sobre questão nuclear

Agência Estado



O presidente Lula disse hoje em entrevista ao jornal espanhol El Pais que pedirá esclarecimentos ao presidente dos EUA, Barak Obama, sobre a posição dos países que têm o maior número de armas nucleares, durante cúpula que começa esta semana em Washington.



"Vou perguntar ao presidente Obama o significado do recente acordo de desativação de ogivas nucleares feito com (presidente russo) Dmitri Medvedev. Desativação de quê? Se estamos falando da desativação do que já estava velho, não faz sentido. Eu tenho uma caixa de remédios em casa da qual jogo fora todos os remédios velhos. Ou falamos com seriedade sobre desarmamento ou não podemos aceitar que haja um grupo de países armados até os dentes e outros, desarmados," disse.



Lula disse que o "Paquistão tem a bomba atômica, Israel também. Dá para entender aqueles que se sentem pressionados por causa dessa situação e que pensem em construir sua própria bomba. Não temos direito de pôr ninguém contra a parede e dizer que é ou tudo ou nada," disse.



O presidente brasileiro também disse que propôs a Obama, ao presidente francês, Nicolas Sarkozy, e à chanceler alemã, Angela Merkel, que haja dialogo com o Irã. "Os iranianos têm que saber que podem enriquecer urânio para fins pacíficos. Não se pode partir da ideia de que Ahmadindejad é um terrorista que tem que ser isolado. Temos que negociar," disse. As informações são do El Pais.

Igreja Católica investiga novo caso de abuso sexual

Agência Estado



A Igreja Católica na Dinamarca anunciou neste domingo, 11, o início de uma investigação sobre um padre, após uma segunda denúncia de abuso sexual ter sido feita contra ele. Um porta-voz da Igreja no país, Niels Englebrecht, disse que ainda não há definição se o acusado continuará trabalhando durante a investigação.



Um ex-coroinha disse para a agência de notícias dinamarquesa Berlingske Tidende na sexta-feira que foi abusado pelo padre há 30 anos. Segundo Englebrecht, mais uma pessoa denunciou o mesmo padre neste domingo. O padre nega todas as acusações.



Recentemente, a polícia dinamarquesa afirmou que vai rever 17 casos, a maioria dos anos 60 e 70, que a Igreja escondeu das autoridades. As informações são da Associated Press.

Alemães perdem confiança na Igreja Católica, mostra pesquisa

A maioria dos alemães não confia na Igreja Católica, e um quarto dos católicos do país pensa em deixar a instituição após os escândalos de abuso sexual, mostrou uma pesquisa de opinião.



A pesquisa, a ser publicada na revista Focus na segunda-feira, 12, apurou que 56 por cento dos alemães não confia na Igreja após informações de centenas de casos de abuso sexual e de acobertamento por clérigos. Somente 18 por cento dos alemães têm fé na Igreja, mostrou a pesquisa feita pela Focus com 613 pessoas.



Entre os católicos, 26 por cento disseram que pensam em sair da Igreja, o que na Alemanha é uma decisão formal e tem consequências sobre o imposto de renda.



Uma pesquisa semelhante feita em março pela revista Stern mostrou que 19 por cento dos católicos alemães pensavam em deixar a Igreja. Milhares deixaram a Igreja no mês passado.



Um disque-denúncia apresentado na semana passada por Stephan Ackermann, bispo de Trier e especialista da Igreja nos casos de abuso, foi inundado com 12.293 ligações e ficou brevemente fora do ar. Apenas 2.670 ligações puderam ser respondidas.


Fonte *A tarde

Preso homem acusado de roubar na região do Mercado Modelo

Samuel Lima


Ronaldo Silva

                                 Delmário tem passagem pela polícia por tentativa de furto em 2008

Apontado pela polícia como um dos principais responsáveis por furtos que vinham preocupando comerciantes da região do Mercado Modelo, Delmário da Hora dos Santos, 35 anos, voltou a atacar na manhã deste sábado. Mas, desta vez, uma rápida ação de policiais militares resultou na prisão em flagrante do acusado, logo após ele subtrair 13 camisas de uma barraca de artigos de artesanato.



Segundo o soldado Bernardes, da 16ª Companhia Independente (Comércio/Calçada), que efetuou a prisão, Delmário tentou escapar por uma das vielas da Ladeira da Conceição. "Ele tentou nos enganar, deixando as camisas para trás e dando uma volta pelo beco, mas eu já o aguardava na saída", relatou o policial militar.



Dono da barraca atacada, Francisco Raimundo da Silva, 59, confirmou a fama atribuída pela polícia a Delmário. "Todo mundo que vende ali pelo Mercado Modelo já tem queixas dele. Eu mesmo já fui roubado antes por ele”, revelou, acrescentando que teria um prejuízo de R$ 100 se as camisas não fossem recuperadas pelos policiais.



Conduzido à Delegacia do Bonfim (3ª CP), Delmário foi autuado em flagrante por furto pelo delegado plantonista Kléber Cunha Shaw. Apesar de reconhecido pela vítima, o preso negou o delito. "Estão me confundindo. Me acusam, mas não fui eu. Só não vou dizer quem foi", alegou. "A mentira é altamente empregada nessas horas", rebateu o delegado.



Reincidente - Apesar de Delmário se esquivar das acusações, os registros da Secretaria da Segurança Pública indicam seu envolvimento em outras investidas. Ele já responde a um inquérito por tentativa de furto, delito registrado em março de 2008. Na ocasião, ele foi flagrado quando saía de uma loja de confecções carregando oito camisas.



Os mesmos registros da SSP apontam que Delmário chegou a ser conduzido para a própria 3ª CP e para a Delegacia de Proteção ao Turista, em ambas sob suspeita de cometer furtos de roupas. O soldado Bernardes frisou que Delmário também é suspeito de praticar arrombamentos de estabelecimentos comerciais, o que o preso negou.



Já atrás das grades, alegou sofrer de problemas mentais. Conforme sua versão, tais distúrbios teriam relação com a tragédia da Fonte Nova, na qual sete pessoas morreram ao despencar de um lance de arquibancada que cedeu (em 25 de novembro de 2007, na partida Bahia 0x0 Vila Nova-GO, pela Série C do Campeonato Brasileiro).



De fato, há registro nos arquivos da SSP em que Delmário compareceu à 6ª CP (Brotas), para prestar queixa de lesões que alegou ter sofrido no estádio. "Segundo os comerciantes que foram vítimas, ele sempre diz ter problemas mentais quando é flagrado. Mas sempre continua praticando os furtos", sentenciou o soldado Bernardes.



Para o militar, não há um maior número de queixas contra Delmário porque suas vítimas não acionariam a polícia. "Muitas dessas vítimas são turistas que chegam em navios e, para evitar perder o horário de embarque, acabam desistindo de prestar queixa", analisou. O delegado Shaw disse acreditar que a divulgação da imagem de Delmário na imprensa pode fazer com que mais vítimas dele apareçam na 3ª CP.



Números - Estatísticas da SSP mostram que 591 pessoas já foram autuadas em flagrante, em Salvador, nos dois primeiros meses do ano – apenas uma pessoa a mais que o mesmo período do ano passado. Na área que se estende do Comércio a Itapagipe, em janeiro e fevereiro de 2010, foram 55 – 42 a menos que no mesmo período do ano anterior (redução de 43%).

Fonte *A tarde.

Carro capota e destrói parte do muro do 19º BC, no Cabula

Vanessa Alonso

Claudionor Júnior

Militares avaliam as condições do muro do 19º BCClaudionor Júnior


Curiosos acompanham a tentativa de remoção do veículoParte do muro que cerca o 19º Batalhão de Caçadores do Exército, no Cabula, ficou destruída na tarde deste sábado, quando o condutor do Palio Siena, de placa JNX 3021, perdeu o controle do veículo, capotou e atingiu a estrutura de concreto localizada fora da pista. Segundo Janci Janderson Santos Silva, proprietário do automóvel, ele saía da faculdade na Paralela por volta das 13h e entrava na Avenida Luis Eduardo Magalhães, quando se assustou com um caminhão e, na tentativa de desviar, causou o acidente. O estudante do curso tecnólogico em Segurança do Trabalho da Unirb conseguiu sair sozinho das ferragens e foi atendido no local por médicos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas só apresentou ferimentos leves na testa e na mão. “Tenho que botar as mãos para o céu e agradecer a Deus que não tive nada”, disse a vítima.



Quatro integrantes da guarnição de serviço do 19º BC estiveram presentes no local para avaliar os danos materiais ao patrimônio. 'Não chega a ser um grande prejuízo, apenas o muro foi danificado. O reparo é de responsabilidade do condutor', afirmou o sargento Bonfim.



Agentes da Transalvador tentaram fazer o resgate do veículo com dois guinchos, mas tiveram dificuldades por causa do acesso ao local. 'O carro precisa ser suspenso, não conseguimos arrastá-lo', disse o agente Márcio Santana. O estudante precisou acionar um guincho particular para tirar o Palio do local.


Fonte A tarde.

Duas faixas da Ligação Iguatemi-Paralela são liberadas para o trânsito

Antonio Pita

Duas faixas da Ligação Iguatemi – Paralela (LIP) foram liberadas para circulação de veículos, no final da tarde deste domingo, 12. O trânsito foi liberado na parte superior do viaduto, sentido Rodoviária e Rótula do Abacaxi, às 17h50. Ainda não há previsão para a liberação do tráfego na parte inferior, nas vias que ligam as avenidas ACM e Paralela.



A LIP estava interditada desde a sexta-feira, 9, após o desabamento de um muro de contenção do viaduto. O desabamento aconteceu quando um ônibus passava pelo local, e deixou cinco passageiros feridos.

Fonte *A tarde.

Idosa morre após cair no Rio Pojuca

Livia Montenegro



Uma senhora de 54 anos morreu após cair no Rio Pojuca, próximo ao município de Cachoeira, na manhã deste domingo (11). De acordo com a Central de Telecomunicações das Polícias Civil e Militar (Centel), Valdete dos Santos, de 52 anos, se desequilibrou ao atravessar a ponte e caiu junto com o marido, que foi resgatado com vida e encaminhado a um hospital da região.



Fonte Sociedade.

Mulher é enforcada pelo próprio marido no bairro de Pero Vaz

Guilherme Vasconcelos



Mônica Souza Oliveira, de 34 anos, foi morta pelo marido, identificado como Antônio Carlos Santos, no início da manhã deste domingo (11) na rua Bela Vista, no bairro de Pero Vaz.



De acordo com informações da polícia, a vítima teria sido enforcada na casa onde o casal vivia, localizada próxima à padaria Estrela do Norte.



Agentes da 2ª Delegacia (Liberdade), responsáveis pela investigação do crime, trabalham com a hipótese de que o assassinato tenha sido causado por ciúmes. Antônio Carlos está custodiado na delegacia e irá prestar depoimento. O corpo da vítima foi encaminhado para o Instituto Médico Legal Nina Rodrigues.


Fonte Sociedade.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Braskem premia melhores do teatro baiano

Livia Montenegro



A 17ª edição do Prêmio Braskem de Teatro aconteceu ontem à noite no Teatro Castro Alves. A cerimônia premiou os melhores do Teatro Baiano do ano de 2009. A comissão julgadora foi composta pela cronista e ensaísta Cássia Lopes, pelo professor de teatro Gláucio Machado, pelo doutor em artes cênicas Leonardo Boccia, pelo jornalista Marcos Uzel e pelo diretor teatral Pedro Henrique Alcântara. O juri avaliou 51 espetáculos que estiveram em cartaz no ano passado em Salvador.



O responsável por esta edição do prêmio foi o diretor teatral Luiz Marfuz. A máscara foi o tema escolhido por Marfuz, por representar a pluraridade do teatro baiano em todas suas facetas. O Bando de Teatro Olodum e a Cooperativa Baiana de Teatro foram os grandes homenageados da noite. Carlos Betão, André Tavares, Marcelo Prado, Jussara Martins, Hilmara Rodrigues e Frank Menezes ficaram responsáveis pelo anuncio e entrega do troféu aos vencedores.



O espetáculo Os Donos da Terra foi um dos grandes vencedores da noite. Teve a premiação de melhor direção e melhor espetáculo infanto-juvenil, e concorria com grandes espetáculos como Larissa e seus amigos mágicos e Alice no sertão das maravilhas. Uma Vez, Nada Mais, dirigido pela doutora em Artes Cênicas Hebe Alves, foi o vencedor de melhor espetáculo teatral do ano. Com linguagem do cinema mudo, o espetáculo explora o romantismo feminino. A peça está em cartaz até o dia 2 de maio na Sala do Coro do TCA.



O prêmio teve até cinco indicados em cada categoria. Além do troféu, os vencedores de Espetáculo Adulto e Espetáculo Infanto-Juvenil receberam um prêmio no valor de R$ 30 mil, enquanto os demais ganhadores foram premiados com R$ 5 mil.





Lista dos premiados:



Revelação: Susan Kalik pela direção do espetáculo Pluft, o Fantasminha

Melhor Texto: Cleise Mendes, pela peça Joana D'Arc

Categoria Especial: Jarbas Bittencourt, pela direção musical de Shirê Obá – A festa do Rei

Espetáculo Infanto-juvenil: Os donos da terra

Direção: João Gonzaga, pela peça Os donos da terra

Atriz: Aicha Marques

Ator: Harildo Déda

Espetáculo Adulto: Uma vez, nada mais



Fonte: Sociedade

Sábado será o dia D de vacinação contra gripe A

                                                                                                                          Guilherme Vasconcelos
                                  D****A                                 




Neste sábado (10), a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) promove o "Dia D de Vacinação contra a Influenza A (H1N1)" em todo o estado. As 3.080 salas de vacinas, distribuídas em todos os 417 municípios, funcionarão das 8 às 17 horas.



No Dia D, serão vacinadas crianças maiores de 6 meses e menores de 2 anos, profissionais de saúde, gestantes, pessoas com doenças crônicas e os adultos com idade entre 20 e 29 anos. Independente da data, o público alvo poderá procurar os postos de vacinação até o dia 23 de maio, quando termina a terceira etapa da campanha.



A coordenadora do Programa Estadual de Imunização, Fátima Guirra, esclarece que a vacina é segura e que, quando acontecem, os efeitos adversos são apenas locais como calor e rubor. "Estamos trabalhando com vacina segura, com alto poder de proteção e baixa possibilidade de eventos adversos", comentou Fátima Guirra. Ela ainda aponta que já foram milhões de pessoas vacinadas no mundo, sem nenhum registro de reações graves.



O objetivo do “Dia D” é reforçar a importância da vacinação para os grupos prioritários e dar uma nova oportunidade às pessoas que ainda não se imunizaram. “É uma iniciativa importante, pois as pessoas costumam ter mais tempo livre no fim de semana. Estamos seguros de que todos os brasileiros, mesmo os que não vão tomar a vacina, estarão empenhados nesse grande esforço para proteger a saúde das pessoas mais vulneráveis à nova gripe”, diz o ministro José Gomes Temporão.







PRORROGAÇÃO – A vacinação de grávidas, crianças e doentes crônicos, que tinha previsão para terminar dia 22 de março, foi prorrogada até 23 de abril. O público-alvo, considerando esses três públicos, é de 20,4 milhões de pessoas. Até 23 de abril, todas as grávidas, independentemente do período de gestação, que ainda não se vacinaram, devem tomar a vacina. As mulheres que engravidarem após o fim da terceira etapa poderão se imunizar nas fases seguintes. Não é necessário apresentar atestado médico para comprovar a gravidez.







Na vacinação das crianças, pais e responsáveis devem levar aos locais de imunização apenas os bebês de seis meses a menores de dois anos. É muito importante levar o cartão de vacinação das crianças. Elas receberão uma dose dividida em duas vezes. A segunda meia dose será administrada 30 dias após a primeira. Se a criança completar seis meses depois de 23 de abril, também poderá ser vacinada nas etapas seguintes.







Em relação aos doentes crônicos, devem procurar os postos de vacinação pessoas com menos de 60 anos que têm problemas crônicos de coração, pulmão, rins, fígado, diabéticos, pacientes em tratamento para aids e câncer ou os chamados grandes obesos (veja lista abaixo). Aqueles que serão vacinados devem levar aos postos um documento de identidade com foto e a carteira de vacinação do adulto, se possuírem. Também não é preciso levar atestado médico comprovando a doença crônica.

Fonte: * Radio Sociedade.

Chuva deixa dois mortos e causa estragos na Bahia

Joá Souza

Chuva deixou cerca de 500 desabrigados em PradoA chuva intensa que atinge o município de Feira de Santana (a 107 Km de Salvador) desde a madrugada desta quinta-feira, 8, deixou um morto. O pedreiro Raimundo de Jesus Ramos tentou atravessar uma pequena ponte sobre um riacho, no bairro de Feira X, e foi levado pela água.
                                           Chuva deixou cerca de 500 desabrigados em Prado




No momento do acidente, a ponte, que mede cerca de 3 metros e não tem corrimão nem apoio lateral, estava coberta pela água. O corpo foi resgatado já no final da tarde desta quinta, a mais de um quilômetro de distância, no bairro Viveiros.



As aulas da rede municipal de ensino também foram suspensas na cidade nesta quinta, 8, e sexta, 9. Ainda não há levantamento preciso sobre a quantidade de pessoas atingidas pelo temporal. Os desabrigados foram encaminhados para o Ginásio de Esportes Oyama Pinto. O região mais atingida foi o bairro Irmã Dulce.



A chuva causou estragos também na cidade de Prado (a 796 km de Salvador), no extremo sul da Bahia, onde uma pessoa morreu e cerca de 500 ficaram desabrigada. As águas do córrego da Ribeira do Campinho transbordaram e invadiram diversas casas da periferia. A maioria das famílias foi levada ao Colégio Luis Eduardo Magalhães, enquanto uma pequena parcela preferiu se abrigar na casa de parentes e amigos.



No bairro São Braz, um dos mais atingidos, morreu eletrocutada Adésia Coelho, 42 anos. A vítima andava pela rua quando pisou em um fio que fazia parte da rede elétrica clandestina montada no local.



Cratera – Outro transtorno foi o rompimento de duas represas localizadas no córrego. A força da água abriu uma cratera com cerca de 30 metros na BR–489, em um trecho que fica a seis quilômetros da cidade. Representantes do Departamento de Estradas e Rodagem (Derba) estiveram na BR – atualmente sob administração do Estado –, para avaliar os prejuízos causados pelo buraco.



A prefeitura da cidade decretou desde a última quarta, 7, estado de emergência por 30 dias. A Coordenação Estadual de Defesa Civil (Cordec) informou que ajudará a cidade com colchões, cestas básicas e enviará uma equipe de técnicos.



O Instituto Clima Tempo prevê que a chuva em Prado deve continuar até domingo.



Juazeiro - As chuvas desta semana em Juazeiro, município 500 km distante de Salvador, deixaram ruas e avenidas alagadas, inundando várias casas na periferia e obrigando as famílias a deixarem suas residências para se instalar em abrigos improvisados pela Defesa Civil. Até o momento, são 10 famílias desabrigadas.



Nesta quinta, Juazeiro enfrentou mais uma madrugada de muita água com registro de 62 milímetros de chuva que, somados aos 77.5 da noite de quarta, marca 139.5 milímetros em menos de três dias. O Laboratório de Meteorologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) previa para todo o mês de abril 52 milímetros.



Cruz das Almas - Em Cruz das Almas, algumas ruas ficaram alagadas por conta da chuva forte que caiu na manhã desta quinta no município. Segundo informações de moradores, na cidade não há serviço de drenagem e qualquer chuva costuma alagar ruas. Além disso, em alguns bairros faltou energia. A Coelba, por meio da assessoria de comunicação, informou que as intempéries e as descargas elétricas estão prejudicando o fornecimento de energia em alguns municípios da região.



Recôncavo baiano - Por causa das chuvas que caem na região do Recôncavo baiano, 12 presos da Delegacia de Maragojipe (a 133 km de Salvador) tiveram de ser transferidos para a carceragem da 3ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), em Santo Amaro.



Segundo a delegada titular, Ângela Menezes, em época de chuva, a delegacia costuma ficar alagada e a água invade as quatro celas. “Estamos nessa situação porque a infraestrutura da delegacia não oferece resistência em caso de inundação. A Justiça achou por bem transferi-los”, explicou a delegada.



A delegada salientou que à medida que são lavrados os flagrantes e liberados pedidos de prisão, todos são transferidos.

Fonte: *A tarde

Populares protestam contra alagamentos em ''Águas Claras''

Populares protestam na manhã desta quinta-feira, 8, em Águas Claras. Os manifestantes queimam pneus e lixo na entrada da BR-324 e reclamam de alagamentos no bairro após a chuva desta madrugada. Uma viatura do Corpo de Bombeiros foi para o local.



Geraldo José, que mora no bairro, disse que o problema já dura anos e agentes da Codesal já estiveram na região, mas não resolveram o problema. Outra moradora, que não quis se identificar, também reclamava da falta de solução. "Eu pago IPTU e ninguém resolve o problema", protesta.
 
*Fonte: A tarde

Carro derrapa e cai em lagoa na Avenida Paralela

O veículo Pajero de placa IAH 6940 caiu na lagoa, na avenida Paralela, próximo ao Shopping Paralela por volta das 10h desta quinta-feira, 8. O empresário Joceli Colombo Cerqueira, 43 anos, era o único ocupante no momento do acidente e não teve ferimentos.



De acordo com o condutor da Pajero, um carro que trafegava em sua frente deu uma fechada no veículo que ele dirigia, fazendo com que o carro rodasse na pista e caísse na lagoa. No momento do acidente, chovia bastante no local e o asfalto estava molhado, fazendo com que o carro aquaplanasse.



Quando caiu na água, Joceli abriu a porta do veículo e saiu nadando até a margem do rio. O empresário contou que bebeu um pouco de água, mas que estava bem. Uma equipe da Salvar foi acionada para atender o empresário, que nada sofreu. Uma viatura da Transalvador esteve no local para registrar a ocorrência.



*Com redação de Michele Mendes
A TARDE On Line.

Temporal chega à Bahia e causa morte em Prado.

As chuvas chegaram com força ao extremo sul da Bahia, principalmente em Prado (a 796 km da capital), onde duas represas no córrego da Ribeira do Campinho romperam. As águas abriram uma cratera de cerca de 20 metros na BR-489, num trecho a 6 km da cidade, sentido Itamaraju. Na periferia, as águas do córrego invadiram casas e há cerca de 500 desabrigados. No bairro São Brás, Adésia Coelho, 42, morreu eletrocutada ao pisar num fio de rede elétrica clandestina (gato).



A prefeitura decretou estado de emergência por 30 dias, e a Coordenação Estadual de Defesa Civil (Cordec) informou que ajudará a cidade com colchões, cestas básicas e que enviará técnicos.

Uma grande cratera, com cerca de 20 metros, interrompeu o tráfego na BR-489



A BR-489, que até pouco tempo era estadual (BA), está sob a administração do Estado. Uma equipe técnica do Departamento de Estradas e Rodagem da Bahia (Derba) esteve no local da cratera para avaliar o estrago.                                                                                       

Após o ocorrido, cerca de 50 pessoas – a maioria de trabalhadores rurais – estavam sem saber como retornar para casa. A única forma de chegar a Prado está sendo pela BR-101, por Itamaraju e Teixeira de Freitas – distância de quase 200 km –, pois parte da estrada entre o distrito de Cumuruxatiba e a cidade também foi levada pelas águas.



No fim da tarde, a solução encontrada por alguns foi pagar por uma perigosa travessia de canoa, ao preço de R$ 5. Mulheres, homens, idosos e crianças embarcavam na aventura. Até as 17h, quando a equipe de A TARDE saiu do local, não havia ocorrido nenhum incidente.



Os desabrigados dos bairros São Sebastião, São Brás, Novo Tempo, Alameda do Atlântico e Portal do Prado estão sendo alojados em casas de parentes, escolas e quadras poliesportivas.



Salvador -Na capital, o temporal provocou acidentes, alagamentos e interrupção de fornecimento de energia elétrica em vários bairros da cidade. Os ventos fortes ainda arrancaram telhados de residências em Fazenda Grande do Retiro, Ribeira e Periperi. O incidente mais grave aconteceu nas escolas Raul Sá e Newton Sucupira, ambas em Mussurunga 1, onde sete alunos ficaram feridos.



A Defesa Civil de Salvador (Codesal) apresentou balanço da Operação Chuva. O órgão atendeu, até as 23h55, 80 solicitações de emergência. Foram um alagamento de área, 22 ameaças de desabamento de imóvel, duas ameaças de desabamento de muro, 21 ameaça de deslizamento de terra, 15 ameaças de queda de árvore, sete árvore caídas, uma avaliação de imóvel alagado, quatro desabamentos parciais, cinco deslizamentos de terra e duas orientações.

Mário Bittencourt Hieros Vasconcelos e Juracy dos Anjos l A TARDE

Aulas são suspensas em "Salvador" e Lauro de Freitas

A Prefeitura de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), decidiu suspender as aulas da rede municipal de ensino nesta quinta e sexta (dias 8 e 9). A chuva no município destruiu o telhado de seis escolas. A decisão foi tomada no mesmo dia em que a Prefeitura de Salvador também cancelou seu dia letivo por conta do mau tempo.


Em Lauro de Freitas, no bairro Areia Branca, duas pessoas foram atingidas por telhas e ficaram feridas. Dezenas de casas foram destelhadas na mesma localidade. A defesa Civil registrou também a queda de árvores e postes em diversas áreas.



Os locais mais atingidos foram as Avenidas Luis Tarquínio, a Lagoa dos Patos (no Centro), a Jaime Vieira Lima (no Caji, onde o nível da água passou de um metro) e Boca da Mata, em Portão. A Secretaria de Trânsito e Transporte interditou sete vias, entre elas a Luis Tarquínio, a Mário Epinghaus e a Beira Rio, todas com grande fluxo.







A internauta Camila Matos, de 27 anos, moradora da Rua Clemerson da Fonte, em Vilas do Atlântico, registrou a imagem do jardim de sua residência após o temporal desta quinta. O nível da água ultrapassou um metro e destruiu o portão. “As pessoas que moram aqui estão ilhadas”, relatou.



Capital – Em Salvador, a suspensão das aulas nesta quinta afetou 414 escolas espalhadas pela cidade e deixou cerca de 151 mil alunos em casa. Segundo a assessoria de comunicação da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, a medida é preventiva e foi tomada porque as unidades municipais estão localizadas em sua maioria em áreas que mais sofrem com a chuva.



O cronograma será mantido na rede estadual, apesar de duas escolas no bairro de Mussurunga estarem fechadas. Parte do teto do Colégio Raul Sá foi atingido por galhos de árvores e o muro caiu na Escola Newton Sucupira.









Clima – A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de que o tempo chuvoso continue até sábado, 10. A frente fria deverá deixar a temperatura entre 24º e 31º C na capital baiana.



Até as 19h57, a Codesal atendeu 448 solicitações de emergência, sendo 25 alagamentos de área, 67 ameaças de desabamento de imóvel, cinco ameaças de desabamento de muro, 123 ameaças de deslizamentos de terra, 102 ameaças de queda de árvore, 20 árvores caídas, uma avaliação de área, três avaliações de imóveis alagados, três desabamentos de imóvel, dois desabamentos de muro, 14 desabamentos parciais, 70 deslizamentos de terra, três galhos de árvores caídos, duas orientações técnicas e uma pista rompida.



De acordo com o órgão, Castelo Branco, Tancredo Neves, Águas Claras, Sussuarana, Paripe, Federação e Mussurunga I foram os bairros mais atingidos.



Já a Superintendência de Transporte de Salvador (Transalvador) informou que o retorno em frente ao hipermercado Bompreço na Vasco da Gama está interditado devido a uma obra realizada pela Embasa, o que causa uma lentidão no trânsito.



Na Rua Luis Maria, na Calçada, o trânsito está congestionado por conta de alagamento. Nas demais ruas e avenidas da capital, o tráfego flui normalmente e não há registro de retenções. O órgão orienta aos motoristas a redobrarem a atenção para evitar acidentes.



Estragos – Na Rua da Glória, em Águas Claras, moradores tiveram suas casas alagadas e seus móveis, colchões e eletrodomésticos destruídos. No início da manhã, queimaram pneus e lixo em protesto contra a inundação dos imóveis.



No início da tarde, a situação piorou. Entre 12h40 e 14h, o nível da água passava de um metro nas residências. O trânsito ficou lento por causa de grandes poças que se formaram no trecho entre a Rua da Glória e a Rua Celika Nogueira, deixando o trânsito lento na região.



Em São Marcos, na Rua Djalma Sanches, desabou o teto da residência do Office Boy Gilmárcio Dantas, 29 anos. Ao perceber que a telha de eternit estava prestes a cair em cima de sua filha, Gilmárcio protegeu a menina, mas acabou com a cabeça ferida. Ele estava em casa com a esposa e três filhos, que nada tiveram. Gilmárcio perdeu todos seus pertences que foram destruídos pela água que inundou o imóvel.



Alerta – A Defesa Civil informa que as famílias em área de risco devem ficar atentas caso aconteçam deslizamentos de terra ou surjam rachaduras em imóveis. Nesses casos, a orientação é sair do local imediatamente e procurar abrigo.



Outra recomendação é que as pessoas fiquem atentas ao passarem próximas de árvores e postes que podem sofrer quedas ou inclinações durante a chuva. É preciso estar alerta ao volume de água dos córregos e rios que cortam a cidade. Em caso de elevação no volume de água, a recomendação é ir a um lugar seguro para se abrigar. Na ocorrência de alagamento próximo à residência, deve-se abandonar o local.



A Defesa Civil atende pelo telfone 199 em sistema de plantão por 24 horas.



Falta de energia – As chuvas também deixaram diversos bairros sem o fornecimento de energia. Os locais mais afetados foram Barra, Brotas, Cajazeiras, Itapuã, Mussurunga, Periperi, Pituba, e, na Região Metropolitana, em Camaçari, Candeias, Guarajuba, Lauro de Freitas, e Simões Filho.



A Coelba tem priorizado os serviços em clínicas e hospitais, além de áreas com maior número de consumidores. O teleatendimento da concessionária foi reforçado para ampliar a capacidade de atendimento.



A Coelba orienta também aos seus consumidores que, ao acessar o 0800 071 0800 para informar sobre interrupção no fornecimento de energia, digitem a opção 2 (falta de energia), que permite agilizar o registro da solicitação sem que haja necessidade de falar com um atendente.

Fonte A TARDE On Line.

terça-feira, 6 de abril de 2010

Adolescente morre após cheirar lança-perfume

Uma adolescente de 14 anos morreu na noite de segunda-feira, 5, após cheirar lança-perfume com um grupo de amigos em Taboão da Serra, região metropolitana de São Paulo.



Segundo a polícia, a jovem teria desmaiado após consumir a substância e cair de uma escada. A causa da morte será determinada por laudo do IML.



Junto com ela, estavam outra garota de 14 anos, dois adolescentes do sexo masculino, de 16 e 17 anos, e um rapaz de 18 anos, Eduardo Alexandre Martins Salles.

A casa, no Parque Jacarandá, pertence ao tio de Eduardo, que está viajando. Segundo a polícia, o jovem ficou incumbido de alimentar os cachorros da casa e aproveitou para reunir seus amigos no local.



O socorro foi chamado às 23h47 e, ao chegar ao imóvel, a adolescente já estava morta. Eduardo e os outros adolescentes foram encaminhados ao 1º DP de Taboão da Serra para depor sobre o caso.
 
 
Jornal Online e Agência Estado

Mulher é resgatada após 11h em armário sob lama no RJ.

O rastro de destruição em várias partes da região metropolitana do Rio de Janeiro expôs histórias dramáticas de sobreviventes e de quem não conseguiu sobreviver ao temporal que começou a atingir o Rio na tarde desta terça-feira.



Em Niterói, no Morro do Estado, bombeiros trabalharam por 11 horas ininterruptas para retirar Maria Auxiliadora Gomes da Silva, a Dorinha, de 48 anos, debaixo de lama e pedras que se misturavam aos móveis de sua casa, que ruiu e desabou. Ela foi salva porque, na queda, foi lançada para dentro de um armário.



O marido de Maria Auxiliadora, Sebastião Pereira da Silva, acompanhou a ação dos bombeiros amparado por parentes e amigos. Ficou aliviado ao ver o resgate de sua mulher, mas ainda esperava por notícias do filho de 22 anos. Logo depois, os bombeiros localizaram o rapaz morto.
 
 






Agência Estado

PM apreende 40 mil produtos falsificados em SP.

A Polícia Militar apreendeu hoje 40 mil itens de marcas famosas falsificadas, além de 3 milhões de mídias piratas na Galeria Pagé, no centro de São Paulo.



A Galeria foi fechada hoje cedo devido a operação contra o comércio de mercadorias falsificadas. Por volta das 19h30, policiais ainda estavam no local em busca de produtos falsificados.



Advogados das marcas Oakley, Nokia, Nike, Puma e Chanel e oficiais de Justiça acompanham a ação. Entre os produtos estão tênis, roupas e óculos.



Foram apreendidos também mídias piratas entre CDs, DVDs e jogos eletrônicos. O material foi localizado em três lojas. Os responsáveis pelos lojas foram detidos.
 
 
Agência Estado

Homem é preso após assaltar 12 vezes o mesmo banco

A Polícia Civil prendeu em flagrante, na noite de ontem, um homem de 21 anos que teria assaltando a mesma agência bancária 12 vezes em São José dos Campos, no interior de São Paulo.



O assaltante foi abordado no interior do estabelecimento depois de ter assaltado um homem de 54 anos. Com ele, foram encontradas joias e relógios da vítima. A polícia apreendeu o revólver calibre 38 com a numeração raspada usado pelo bandido.



O preso foi levado ao 8º Distrito Policial da cidade. A Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que a participação dele nos outros assaltos foi constatada por meio de imagens de do circuito interno do banco. O assaltante está preso na cadeia pública do município.
 
Agência Estado

Sobe para 95 total de mortos por causa da chuva no Rio e Região Metropolitana

O Rio de Janeiro já contabiliza 95 mortes decorrentes das fortes chuvas que castigam o Estado desde a noite de segunda-feira, 5, de acordo com o Corpo de Bombeiros. Segundo informações iniciais, o registro do volume de chuva diário no Estado seria o maior em mais de 40 anos. Na capital, há 34 mortos e 89 pessoas foram resgatadas com vida e encaminhadas a hospitais da região, segundo a corporação. Há relatos de mortes nos morros dos Macacos, em Vila Isabel, do Andaraí, Turano, na zona norte, e do Borel, na Tijuca.





Três pessoas morreram soterradas, incluindo a bebê Ana Marcele Barbosa, de cinco meses, uma adolescente de 16 anos, e Francisca Bezerra de Souza, 60. Também houve uma morte no bairro do Recreio, zona oeste.



A prefeitura de Niterói confirmou 41 mortes, a de São Gonçalo, cinco. Em Nilópolis houve uma morte e em Paracambi, mais uma. O Corpo de Bombeiros informou que as buscas por pessoas desaparecidas continuam e que o número de mortos pode aumentar.



As regiões mais afetadas pelas chuvas são, de acordo com os bombeiros, Niterói, São Gonçalo, Grajaú, Tijuca, Santa Tereza e Rio Comprido.



Desabamento - Em Jacarepaguá, um desabamento ocorrido por volta das 7 horas deixou 11 pessoas desaparecidas. As equipes dos bombeiros já estão no local.



Ocorrências - O Corpo de Bombeiros também calcula 16 pessoas feridas, 22 desabamentos e dez deslizamentos de terra. Já a Defesa Civil contabiliza 140 deslizamentos e 26 desabamentos.



A chuva já dura mais de 15 horas ininterruptas, o que provoca alagamentos, queda de energia e caos no trânsito. Por conta disso, o prefeito da cidade, Eduardo Paes, pediu que a população fique em casa até a situação se normalizar.



As aulas da rede municipal foram suspensas. O prefeito também solicitou que as escolas particulares cancelem as aulas. Alguns órgãos públicos também não estão funcionando.



Perigo - Há dez casas em áreas de risco, e a Lagoa Rodrigo Freitas está com nível de 1,4 m, três vezes além do volume normal, de acordo com entrevista do prefeito à TV Bandeirantes nesta manhã.



As pistas da ponte Rio-Niterói, sentido Rio, que estavam fechadas por conta de alagamentos, foram reabertas. O transporte aéreo também é afetado pela chuva. Entre os aeroportos, o Santos Dumont, no Rio de Janeiro, está fechado, e o Antônio Carlos Jobim opera com auxílio de instrumentos.



Cinco estações de trem também estão fechadas e há atraso nas viagens nos terminais em funcionamento.



Abandono - De acordo com informações da Secretaria Especial da Ordem Pública (Seop), 87 carros que foram abandonados pelos motoristas devido à forte chuva na cidade do Rio de Janeiro já foram removidos pelo órgão desde o início da noite desta segunda-feira.



Os veículos foram retirados da Praça da Bandeira, em ruas da Tijuca, na Zona Norte, do Humaitá, de pistas na Lagoa, Jardim Botânico, na Zona Sul, e entorno da Central do Brasil, no Centro do Rio. Segundo a secretaria, a frota de reboques continuará trabalhando para retirar esses veículos da via pública para que as equipes de resgate possam realizar os trabalhos.

Agência Estado

Bahia diminui em mais da metade óbitos por meningite

No primeiro trimestre de 2010, em relação ao mesmo período de 2009, houve uma redução de 57% no número de óbitos causados por todos os tipos de meningites na Bahia. Este ano, 18 óbitos foram registrados até a 11ª Semana Epidemiológica (20/03). Em 2009, esse número chegou a 42. A informação é da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), através da Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde (Suvisa).



De acordo com a superintendente da Suvisa, Lorene Pinto, essa redução está associada a uma maior celeridade no diagnóstico da doença, por parte dos profissionais de saúde, evitando assim o agravamento dos casos, e também a atenção redobrada da população para os sintomas da doença. No estado, ainda no primeiro trimestre, foram registrados 186 casos de meningites de todos os tipos. Já em 2009, esse número foi de 296.



A superintendente esclarece que expectativa da Sesab é que a vacinação contra a meningite C, realizada nos menores de cinco anos, contribua ainda mais para a redução do número de casos no estado. Ela explica que ainda é cedo para calcular o impacto da vacinação sobre a redução de casos, mas a partir do segundo semestre, quando a vacinação terá alcançado todas as regiões do estado, poderá se feita uma avaliação melhor acerca da vacina.



O município de Salvador também apresentou redução no número de casos registrados, de 129, em 2009, para 113, em 2010. A exceção fica por conta do tipo meningite bacteriana, sendo o único que apresentou um discreto aumento, passou de 41casos em 2009, para 48 em 2010, um acréscimo de cerca de 15%. No mesmo período, o número de óbitos por meningites, em Salvador, também teve um pequeno aumento, subindo de 10 para 11.




Fonte Sociedade.

Jovens que marcaram encontro pelo Orkut são encontradas.

Policiais da Delegacia Especializada de Repressão a Crimes contra a Criança e o Adolescente (Derca) encontraram no início da tarde desta terça-feira (6) as jovens Rafaela Muniz da Costa, de 12 anos, e Bruna Souza Coutinho, de 14 anos, que estavam desaparecidas há uma semana após marcar um encontro com um homem desconhecido pelo site de relacionamentos Orkut.



As garotas teriam passado a última semana na casa dele por vontade própria. De acordo com a mãe de Bruna, Rosimeire Souza Coutinho, de 33 anos, as jovens foram encontradas em uma praça no bairro de Pernambués. As garotas avisaram a tia de uma delas que estavam na casa de uma amiga.



Elas declararam que o contato com o rapaz, cujo nome não foi revelado, se deu por meio de uma lan house localizada no bairro de Cosme de Farias, onde vivem. O encontro aconteceu na praça de alimentação do Shopping Iguatemi, de onde elas e o homem saíram para passear pela cidade. Em seguida, eles se encaminharam para a casa do rapaz.


Fonte: Sociedade

Marcadores