Total de visitas hoje

domingo, 25 de julho de 2010

Dois irmãos morrem após troca de tiros em Nova Constituinte

Érica Torres



Dois irmãos morreram neste domingo (25) após troca de tiros na Rua Beira Rio de Cima, no bairro de Nova Constituinte. Segundo informações da 5ª Delegacia de Peripe, o crime foi revelado por moradores à partir de uma denúncia de duplo homicídio.



A polícia constatou a morte quando chegou ao local por volta das 13h25, e encontrou os corpos das vítimas identificadas como Eduardo Pereira da Silva, de 26 anos, e Everton Pereira de Silva, de 24 anos.



Segundo os investigadores, o motivo do crime até o momento não foi revelado. O garoto mais velho que já passou pela polícia, recebeu tiros na cabeça e o mais novo foi baleado na cabeça e no abdomen.

Fonte: Radio Sociedade

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Fluminense não libera e Muricy Ramalho fica no clube

Felipe Santana


Uma notícia pegou todos de supresa no fim da tarde, desta sexta-feira (23). Depois de uma reunião com o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, o treinador Muricy Ramalho já era dado como certo no comando da Seleção Brasileira. Mas, após uma conversa com dirigentes do Fluminense, o técnico renovou contrato com o clube carioca até 2012 e não assumirá o comando da Seleção.



A notícia foi dada, em entrevista coletiva, pelo presidente do Fluminense Roberto Horcades. “A posição oficial do Fluminense tem que ser dada. O treinador Muricy vai continuar no clube cumprindo o contrato como deve ser. Pessoas do nível do Muricy são necessárias no futebol”.



Após o gestor do clube falar, foi a vez do presidente do patrocinador do Fluminense, Celso Barros. “ Deixamos combinados a renovação do Muricy Ramalho até dezembro de 2012. E como ele sempre disse que é uma pessoa de cumprir os contratos e já tinha deixado apalavrado com o Fluminense para ficar até fim de 2012, vai cumprir o contrato”.



Sociedade.

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Primeira etapa de obras da fonte está quase concluída

Tarso Duarte



O estádio baiano que está sendo preparado para a Copa de 2014, a Fonte Nova, segue com a reforma que vai transformar o mais tradicional palco esportivo baiano em uma moderna arena para o mundial, e posteriormente para jogos da dupla BaVi e outras grandes eventos na capital baiana.



O diretor do Consórcio Arena Salvador, a empresa responsável pela obra, Henrique Paixão, confirmou neste sábado que a obra já tem sua primeira etapa concluída, e que logo será iniciada a segunda etapa. “Até o fim do mês esperamos concluir essa atividade e dar início à preparação da segunda etapa. Estamos aguardando também o fim dos trâmites da licença ambiental, autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e do Exército. Com isso, acreditamos que a demolição seja concluída na segunda quinzena de agosto” disse Paixão.

*Sociedade.

Anel superior da Fonte Nova será demolido em agosto

Tarso Duarte



Após concluir a primeira fase das obras da Fonte Nova, que incluíram a demolição completa do anel inferior do estádio, os técnicos se preparam para a parte mais delicada da obra. Os estudos para a implosão do anel superior da praça esportiva já começaram, e os técnicos afirmam que a previsão é de que essa parte seja concluída na segunda quinzena do mês de agosto.



O planejamento prevê ainda, que por medida de segurança, todos os moradores que têm residência a até 250 metros do estádio deverão sair de suas casas no momento da implosão e permanecer por 4 horas longe de casa.

*Sociedade

Filho de Deputado preso por usar cédulas falsas para pagar boate

Livia Montenegro


O filho do Deputado Federal Geraldo Simões do PT, foi preso na madrugada desta quinta-feira (22), por tentar pagar a conta de um bar com notas falsas. Tácio Feitosa de Oliveira consumiu cerca de R$ 438 e na hora de pagar a conta teria apresentado a maior parte do valor em cédulas falsificadas.



Luciano Nadier Pinho, que estava com Tacio também foi preso em flagrante. Os dois foram encaminhados para a 16ª Delegacia e em seguida encaminhados para a Polícia Federal.




Sociedade.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Amigos de filho de atriz afirmam que carros estavam em alta velocidade

Segundo a polícia, jovens prestaram depoimento na noite desta quarta (21).

Rafael Mascarenhas morreu na terça (20) após ser atropelado na Gávea.

Do G1 RJ



Dois amigos de Rafael Mascarenhas, filho da atriz Cissa Guimarães, que morreu após ser atropelado na terça-feira (20), no Túnel Acústico, na Zona Sul do Rio, afirmaram, em depoimento à polícia na noite desta quarta-feira (21), que os carros estavam em alta velocidade, informou a Polícia Civil. Segundo a 15ª DP (Gávea), um dos jovens acredita que os veículos participavam de um “pega”.



Os jovens estavam com Rafael Mascarenhas no momento do acidente. De acordo com os agentes, um dos amigos do estudante afirmou que não sabia precisar a velocidade dos automóveis. Ele foi ouvido pela polícia por cerca de uma hora.



O outro rapaz foi ouvido em seguida. Segundo a polícia, o rapaz disse que ouviu gritos na outra pista, que estava liberada. O jovem contou, ainda, que os carros atravessaram a pista que estava interditada para manutenção em alta velocidade, e que eles não ouviram som de buzina e nem viram sinais de farol alto. Ele deixou a delegacia após uma hora e meia de depoimento.



A polícia afirmou que Rafael andava de skate no Túnel Acústico, quando foi atingido pelo carro. Na ocasião, o túnel estava interditado para o tráfego de carros. Rafael morreu na manhã desta terça no Hospital Miguel Couto, no Leblon, na Zona Sul.



O corpo do estudante foi velado nesta quarta, no Memorial do Carmo, no Caju, na Zona Portuária, e deverá ser cremado às 9h desta quinta-feira (22). A confirmação da cremação depende apenas da chegada de Raul Mascarenhas, pai do jovem, da Itália.



PMs são investigados

A delegada a delegada Bárbara Lomba, titular da delegacia, disse que vai apurar com rigor a conduta dos policiais militares que abordaram o motorista que atropelou Rafael. De acordo com Bárbara Lomba, imagens de câmeras de monitoramento do trânsito mostram uma viatura da PM próxima ao carro que atropelou o estudante, na saída do túnel.



Em nota oficial divulgada no início da noite desta quarta, a Polícia Militar informou que o fato do veículo que atropelou Rafael Mascarenhas estar destruído e sem a placa de identificação, “indica que houve erro por parte dos policiais não buscando elucidar o motivo daquelas irregularidades”.



Ainda de acordo com a nota oficial, a “decisão de afastar os policiais militares se deveu ao aprofundamento das investigações da Polícia Civil”. A PM informou, ainda, que a Corregedoria Interna da corporação já investiga os dois policiais do 23º BPM (Leblon), que foram afastados nesta manhã.



Segundo a PM, os dois policiais devem depor ainda nesta semana no Quartel-General da PM, no Centro do Rio. Os policiais ficarão afastados até a "conclusão dos fatos".



O veículo que atropelou Rafael chegou à 15ª DP (Gávea) no início da tarde desta quarta para ser periciado. A frente do Siena está amassada. Agentes da Polícia Civil tiveram que recortar parte do vidro para poder dirigi-lo com segurança até a porta da delegacia.





Thomaz Velho, irmão de Rafael, chega ao velório.

Cissa Guimarães e João Velho chegam juntos.

(Foto: Henrique Porto/G1)Motorista confessa atropelamento

O motorista que confessou ter atropelado Rafael Mascarenhas foi liberado no fim da noite da terça após prestar depoimento na 15ª DP (Gávea).



Segundo a delegada Bárbara Lomba, titular da delegacia, o motorista será indiciado provavelmente por homicídio culposo, quando não há intenção de matar. Ela explicou que o inquérito ainda não foi encerrado e que a polícia investiga se o motorista estava em velocidade acima do permitido.



PM abordou motorista que atropelou filho de Cissa

De acordo com a delegada Bárbara Lomba, durante o depoimento, o motorista contou que foi abordado por policiais militares, ainda na madrugada, minutos após o atropelamento. O estudante de 25 anos revelou à delegada que os PMs revistaram seus documentos e o orientaram a ir à 15ª DP para registrar o caso.



No entanto, o rapaz alegou que preferiu ligar para o pai, que teria pedido que ele só fosse à delegacia mais tarde, e na companhia de um advogado.



Ainda de acordo com o depoimento do motorista, um amigo seu que estaria a bordo de um outro carro, foi quem avisou o atropelamento à Polícia Militar. O amigo, um estudante de 19 anos, teria avisado a policiais que estavam em uma cabine da PM, no Leblon, na Zona Sul.



Jovens não perceberam túnel interditado

Na terça, três jovens que estavam nos dois carros no momento do atropelamento, prestaram depoimento à polícia. Eles são amigos e moradores da Barra da Tijuca, na Zona Oeste da cidade. Um outro jovem que estava de carona no carro que atropelou Rafael Mascarenhas é aguardado pelos policiais para prestar depoimento na quarta-feira (21).



Segundo a polícia, os jovens contaram que não viram sinalização que indicasse o túnel fechado. Eles também negaram que estivessem "batendo pega", e disseram estar com a velocidade entre 80 e 90 Km/h. Eles alegaram ainda que prestaram socorro à vítima. Um dos rapazes mostrou aos agentes uma ligação feita em seu celular ao Corpo de Bombeiros, minutos após o acidente.

Novo técnico da Seleção deve ser anunciado nesta sexta-feira

Tarso Duarte



De acordo com o assessor de imprensa da CBF, Ricardo Paiva, a entidade deverá anunciar já nesta sexta-feira (23), o nome do próximo comandante da Seleção Brasileira. Paiva disse ainda que o novo treinador deve anunciar os convocados para o amistoso contra os Estados Unidos, no dia 10 de agosto. “ O anúncio deve ser na sexta e, se tudo der certo, na segunda será o pacote todo: apresentação do treinador e convocação para o amistoso”, disse Rodrigo Paiva.



Mesmo com um prazo tão curto, Paiva garantiu que o presidente da Confederação Brasileira de Futebol, a CBF, ainda não acertou a contratação de qualquer profissional, mas tem pressa em negociar para que o novo técnico comece a trabalhar no projeto da Copa do Mundo de 2014. Entre os favoritos para o cargo, estão Luís Felipe Scolari, do Palmeiras, Mano Menezes, do Corinthians e Muricy Ramalho, do Fluminense.


*Sociedade

Eleitorado de 2010 é 7,8% maior que da última eleição presidencial

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ricardo Lewandowski, divulgou nesta terça-feira (20) os números do eleitorado das eleições 2010. Segundo os dados anunciados pelo TSE, houve um crescimento de 7,8% de eleitores em relação a 2006, ano das últimas eleições gerais.



Ao todo, estão aptos a votar no próximo dia 3 de outubro 135.804.433 eleitores em todo o país. Em 2006, esse número somava pouco mais de 125 milhões. Dois anos depois, quando os brasileiros votaram nas eleições municipais, já havia crescido 4%.



Essa evolução inclui os eleitores de 16 e 17 anos, que nas eleições 2010 representam 1,7% do eleitorado, sendo no total 2.391.352.



Mulher é Maioria



Assim como nas eleições gerais de 2006 e 2002, as mulheres continuam a compor a maioria do eleitorado brasileiro em 2010, correspondendo a 51,8%, ou 70.373.971 eleitoras. Já o eleitorado masculino representa 48%, somando 65.282.009.



Em 2006, o eleitorado feminino correspondia a 51,5% (64.882.283) e o masculino somava 48,3% (60.853.563).



Faixa etária



Em geral, a maioria do eleitorado está concentrada na faixa etária de 25 a 34 anos, com 32.790.487 eleitores (24,1%). Em seguida estão os eleitores que têm entre 45 a 59 anos, com 30.753.427 (22,6%).



Distribuição por estado



O estado de São Paulo é o maior colégio eleitoral do país e concentra 22,3% dos eleitores, sendo 30.301.398 votantes no total. Minas Gerais ocupa o segundo lugar, com 10,6%, somando 14.522.090 eleitores.



Em seguida, Rio de Janeiro, com 11.589.763 (8,5%); Bahia, com 9.550.898 (7%); e Rio Grande do Sul, com 8.112.236 (5,9%).



Do total, 200.392 eleitores vão votar no exterior, apenas para os cargos de presidente e vice-presidente da República.



Os números de eleitores por estado podem ser alterados em razão do voto em trânsito.



Bahia



O número de eleitores também cresceu na Bahia, mas o aumento foi menor que o verificado nacionalmente. No estado, estão aptos a votar 9,5 milhões de eleitores contra 9,1 milhões na última eleição, um crescimento de aproximadamente 4,85%. Em relação ao gênero, as mulheres também são maioria na Bahia. Elas são 4,9 milhões de votantes e representam 51,82% do eleitorado baiano. No último pleito presidencial, as mulheres respondiam por 51,47% dos votos.

Fonte: Radio Sociedade

Preso falso engenheiro que atuava no bairro de Pernambués

Livia Montenegro



Foi preso por agentes da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos, um homem que atuava como engenheiro na região de Pernambués. Luis Carlos Dias, 55 anos, não é engenheiro e exercia a profissão clandestinamente, pois não possui formação superior. O acusado tem identidade da Bahia e do Rio de Janeiro e documentos profissionais falsos.



Luis Carlos foi preso depois de ser denunciado por duas vítimas. Em depoimento, ele afirmou conhecer e já ter trabalhado com o engenheiro responsável pelas obras do Edifício Guaratinga, que desabou em Pernambués no sábado (17).

*Sociedade

terça-feira, 13 de julho de 2010

Tenente da Polícia Militar é preso acusado de extorsão

Livia Montenegro



Um Tenente da Polícia Militar da 33ª Companhia Independente de Polícia que fica na cidade de Valença, está preso na 11ª Delegacia no Bairro de Tancredo Neves. O tenente Adriano Maciel Moreira vem sendo investigado desde o último sábado e é acusado de tentar extorquir uma pessoa no bairro do Cabula VI.



A prisão do Tenente aconteceu por volta das 14h desta terça-feira (13) no bairro de São Cristovão.

fonte: Sociedade.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Bola também é acusado de integrar grupo de extermínio

Agência Estado



O inspetor Júlio Monteiro, ex-coordenador do Grupo de Resposta Especiais (GRE), da Polícia Civil de Minas Gerais, reiterou hoje a acusação de que o ex-policial Marcos Aparecido dos Santos, o Bola, integrava uma organização de extermínio dentro da equipe de elite da polícia mineira, embora estivesse excluído da corporação desde 1992. Bola é apontado pela polícia como autor da suposta execução e sumiço dos restos mortais de Eliza Samudio, ex-amante do goleiro do Flamengo Bruno Fernandes Souza.



A Corregedoria informou hoje que abriu inquérito para apurar as imagens em que Bola aparece em um vídeo participando de treinamento do GRE no sítio em Esmeraldas (MG). Monteiro alegou que não sabia que Bola não pertencia à corporação e negou que ele desse aulas para o grupo. No depoimento que prestou no dia 21 de maio de 2009 na Corregedoria-Geral de Polícia, Monteiro informou que recebeu um envelope com a denúncia anônima, envolvendo Bola e outros dois ex-integrantes do GRE. No relato, o inspetor disse que, no fim de 2008, dois rapazes foram presos pelos acusados e levados para o interior do sítio alugado por Bola - onde a polícia fez buscas pelos restos mortais de Eliza -, para um local chamado de "casa para matar".



Segundo o depoimento, os jovens foram "desmembrados" com um facão por um inspetor identificado como Gilson e os restos mortais queimados com ajuda de pneus. As vítimas teriam sido mortas em um método de assassinato e ocultação de cadáver semelhante ao que foi descrito pelo primo de Bruno em relação a suposta morte de Eliza. "Segundo consta, os cães eram dele (Bola) e ele participou de toda mecânica desses acontecimentos. Ele ajudou a algemar, ajudou a prender, ajudou a esquartejar, ajudou a queimar, ajudou a sumir com as cinzas."



O advogado do ex-policial, Zanone Oliveira Júnior, contestou as denúncias. "Estão pintando um monstro na figura do meu cliente", disse. "Isso é um absurdo, isso é uma pantomima, isso é uma balela."

CNJ determina concurso público para 5,5 mil cartórios

Agência Estado



Uma decisão da Corregedoria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) determinou a saída dos titulares não concursados de 5.561 cartórios extrajudiciais - de um total de 14.694 cartórios. As vagas de tabeliães e registradores, por exemplo, serão preenchidas nos próximos seis meses por meio de concursos de provas e títulos. Até lá, os titulares não concursados permanecerão no comando dos cartórios para evitar a suspensão dos serviços.



Esse número pode aumentar nos próximos meses, quando o CNJ obtiver detalhes de 153 cartórios considerados fantasmas, sobre os quais as corregedorias dos tribunais de Justiça não tinham qualquer informação, e de outros 1.105, cujos processos ainda estão sendo analisados. A situação de outros 470 cartórios está dependendo de julgamento de processos no Supremo Tribunal Federal (STF).



Somente em Minas Gerais, serão substituídos os titulares de 1.353 cartórios extrajudiciais. Na Bahia, 696 cartórios serão atingidos. "Nós estamos dando cumprimento à Constituição. Essas vagas só podem ser providas por concurso público", afirmou o ministro Gilson Dipp, corregedor nacional de Justiça.



Entre os processos analisados pelo CNJ, há casos em que parentes fazem permutas para ocupar cartórios mais rentáveis. Com a proximidade da aposentadoria, o titular de um cartório grande aceita trocar de lugar com um parente mais novo que fez concurso para ser titular em uma cidade pequena. Sem concurso público, os dois trocavam de lugar para manter aquele cartório mais rentável na família.

Suspeito de matar Eliza fica calado em depoimento

Agência Estado

O ex-policial Marcos Aparecido dos Santos, o Bola, suspeito de matar Eliza Samudio, ex-amante do goleiro Bruno Fernandes Souza, do Flamengo, continua sendo interrogado pela polícia no fim da tarde desta segunda-feira, 12, no Departamento de Investigações de Belo Horizonte, em Minas Gerais. Bola foi orientado por seu advogado, Zanone Manoel de Oliveira Junior, a permanecer calado durante todo o depoimento. Mesmo assim, ele está na sala, a portas fechadas, desde o início da tarde, segundo a Polícia Civil.

Mais três suspeitos de envolvimento - Elenilson Vitor da Silva, Wemerson Marques de Souza e Flávio Caetano de Araujo - devem ser interrogados nesta segunda. No entanto, sob orientação de seus advogados, também devem ficar em silêncio.

Eliza desapareceu no início de junho. Um adolescente de 17 anos, primo de Bruno, afirmou à polícia que ela foi morta. No entanto, o corpo da suposta vítima ainda não foi localizado. A jovem tentava provar na Justiça que o jogador é pai de seu filho de quatro meses.

Boletim médico - A Secretaria de Estado de Defesa Social de Minas Gerais divulgou nesta segunda o boletim médico do goleiro Bruno, que passou mal na manhã de ontem, no presídio de segurança máxima Nelson Hungria, em Contagem (MG), onde ele está detido.

De acordo com o boletim, Bruno "se apresentou tranquilo, consciente, alerta, orientado, queixando-se de tosse e gripe" e que sentina vertigens e náuseas. O boletim ainda informa que o atleta "aderiu a tratamento para gripe, de acordo com prescrição médica, e recebeu medicação." O documento é assinado pela médica do Sistema Penitenciário Cláudia Sueli da Rocha.

Servidores do TRE suspendem todos os serviços

Servidores do TRE paralisam 100% das atividades por dois dias


A TARDE On Line



Nesta segunda-feira, 12, e nesta terça-feira, 13, nenhum dos serviços do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) está sendo prestado à população em protesto pela aprovação do Plano de Cargos e Salários contemplado no PL 6613/09 que tramita na Comissão de Finanças da Câmara dos Deputados. Os serviços - que vinham sendo oferecidos por 30% dos servidores - só voltam a funcionar na próxima quarta-feira, 14, segundo informou a assessoria de comunicação do Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário Federal na Bahia (Sindjufe).



De acordo com o Sindjufe, mais uma assembleia será realizada no dia 15, no auditório do TRE, no Centro Admnistrativo da Bahia (CAB), para decidir os rumos da paralisação, que já dura 65 dias. A categoria também é contra o Projeto de Lei Complementar (PLP) 549/09, que congela os investimentos no setor público por dez anos. O instrumento prevê que, neste prazo, não haverá aumento de salários, investimento na área de serviço público, assim como a interrupção dos concursos.



Estratégia - Em reunião realizada no último sábado, em Brasília, a Federação Nacional dos Trabalhadores do Poder Judiciário Federal (Fenajufe) decidiu suspender, em julho, a greve nacional em defesa do PCS e retomar as mobilizações somente no mês de agosto. Participaram representantes de diversos estados brasileiros como São Paulo, Bahia, Mato Grosso, Paraná, Acre e Amazonas. Na assembleia marcada para a quinta-feira, 15, a decisão deve ser ratificada pela categoria na Bahia, já que nos outros estados a decisão já foi acatada pelos servidores.



O recesso parlamentar e o esvaziamento que ocorrem no Poder Judiciário no mês de julho fizeram com que os servidores optassem pelo que chamaram de "recuo tático". Na reunião ficou decidida a retomada das mobilizações para o dia 4 de agosto com um “Apagão no Judiciário”.



Na Bahia, os servidores do TRE começaram a paralisação no dia 7 de maio. Cinco dias depois, funcionários da Justiça Federal e do TRT aderiram ao movimento. No dia 10 do mesmo mês, os servidores da Justiça Militar da União se juntaram a paralisação.

Iguatemi, Pituba, Itaigara e Centro são focos de plano da SSP

As abordagens a motociclistas nas regiões onde se concentram agências bancárias continuam em Salvador. Nesta segunda-feira (12), a ação foi realizada no Iguatemi, Pituba, Itaigara e Centro para combater a ‘saidinha bancária’. Para intensificar a operação, foram utilizadas 70 motos do Esquadrão Águia da Polícia Militar, que atuam em pontos fixos ou por meio de sistemas itinerantes, dando mais agilidade ao trabalho da PM.



São parados motociclistas com características suspeitas e acompanhados de um passageiro que esteja usando mochila ou blusão e com a placa da moto dobrada ou com selo rompido. São feitas buscas em todos os pertences da pessoa abordada. O condutor aparentemente desacompanhado que estiver próximo a algum banco também é abordado. A fiscalização às áreas comerciais e bancárias tem sido incisiva.



A operação desta segunda-feira faz parte do Plano de Proteção ao Cidadão, lançado pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) na semana passada, inicialmente, em Salvador e região metropolitana, Vitória da Conquista, Itabuna, Feira de Santana e Porto Seguro. O plano, sem prazo para se encerrar, realiza ações qualificadas no combate ao tráfico, apreensão de armas, roubos a ônibus e ‘saidinhas bancárias’.



Cerca de 200 homens das polícias Militar, Civil e Técnica estão mobilizados para o cumprimento do plano, que tem como meta aumentar em 20% as abordagens a veículos, motos, coletivos, bares e boates.


Fonte: Radio Sociedade

domingo, 11 de julho de 2010

Espanha: campeã do mundo com melhor defesa e pior ataque

Fúria se iguala a França e Itália como campeãs com defesa menos vazada, mas também se torna a primeira colocada com pior ataque na história
Por GLOBOESPORTE.COM
Joanesburgo, África do Sul
 Capitão da Fúria, Casillas sofreu apenas dois gols na Copa do Mundo de 2010 (Foto: EFE)      

Além do inédito título mundial e ser a primeira a levantar o troféu após perder na estreia, a Espanha se despede da Copa com mais duas marcas: uma positiva e outra negativa. Com apenas dois gols sofridos, a Fúria se iguala a franceses e italianos como campeã com a defesa menos vazada. Entretanto, os espanhóis, conhecidos pelo futebol ofensivo, marcaram apenas oito gols, tornando-se o campeão com menor número de gols.

Em sete jogos na Copa de 2010, o goleiro e capitão Casillas só foi buscar a bola no fundo das redes em apenas duas oportunidades. Na estréia contra a Suíça, derrota por 1 a 0, e contra o Chile, na vitória por 2 a 1. Na fase de mata-mata, a Fúria não sofreu um gol sequer. A marca é dividida com franceses e italianos, que também chegaram ao título sofrendo apenas dois gols, em 1998 e 2006, respectivamente.

Se a Fúria sofreu poucos gols no Mundial da África do Sul, ela também foi econômica nos gols marcados. Apontada como a seleção que apresenta o futebol mais bonito e ofensivo, os europeus marcaram apenas oito gols na Copa, sendo cinco do artilheiro David Villa. Puyol e Iniesta marcaram os outros gols. Com isso, a equipe de Del Bosque entra para a história como o país campeão com pior ataque.

Antes da Espanha, três seleções lideravam esta estatística. A Itália, em 1938, a Inglaterra, em 1966, e a seleção brasileira, em 1994, foram campeãs marcando onze gols cada. Vale lembrar que italianos e ingleses fizeram menos jogos do que o Brasil. A Squadra Azzurra fez apenas quatro partidas em 38, enquanto o English Team realizou seis, em 1966. Com 24 seleções na Copa de 1994, o Brasil entrou em campo sete vezes até conquistar o tetracampeonato.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Espanha vence Alemanha por 1 a 0 e enfrentará Holanda na Final

           Alemanha 0 x 1 Espanha               









A Copa do Mundo da África do Sul escreverá o nome de um novo país na galeria de campeões. Nesta quarta-feira (7), em Durban, a Espanha venceu a Alemanha por 1 a 0, com gol do zagueiro Puyol, e vai enfrentar a Holanda na decisão. Ambas as seleções nunca venceram um Mundial, sendo que os espanhóis nem sequer haviam chegado a uma final, feito que a Holanda obteve em 1974 e 1978.



O jogo, que tinha a expectativa de ser o melhor da Copa do Mundo, devido ao belo futebol apresentado por ambas as seleções durante o torneio, deixou a desejar. Os dois times não mostraram o mesmo poder ofensivo de outras oportunidades, e o jogo foi decidido na maior coragem da Espanha, que buscou mais o ataque, principalmente no segundo tempo.



A Espanha vai encarar a Holanda no estádio Soccer City, em Johannesburgo, às 15h do domingo (11), enquanto a Alemanha enfrentará o Uruguai no dia anterior, no mesmo horário, na disputa pelo terceiro lugar, em jogo que será realizado na cidade de Port Elizabeth, onde o Brasil foi eliminado pelos holandeses nas quartas de final.



Seja qual foi o campeão, será o oitavo país a faturar um título da Copa. Até agora, Brasil (cinco vezes), Itália (quatro), Alemanha (três), Argentina (duas), Uruguai (duas), Inglaterra (uma) e França (uma) já levantaram a taça.



O resultado também aumenta a tranquilidade brasileira de ficar como maior vencedor de Mundiais. Se vencesse a Copa da África do Sul, a Alemanha chegaria a quatro títulos e pressionaria, junto com a Itália, a seleção brasileira no Mundial de 2014.



O jogo desta quarta foi uma repetição da final da Eurocopa de 2008, quando a Espanha derrotou os alemães pelo mesmo placar, com gol do atacante Fernando Torres.



A Espanha entrou em campo com uma modificação: Pedro no lugar de Fernando Torres, que está em má fase e com problemas físicos. Mantendo a sua característica de tocar muito a bola no campo de ataque, a Espanha começou a partida envolvendo a Alemanha e acuando os tricampeões mundiais no campo de defesa. A primeira chanve veio com Villa, que recebeu passe de Pedro aos 7min e tocou em cima do goleiro Neuer.



Sem a presença do jovem Thomas Müller, suspenso, a Alemanha perdeu qualidade no meio-campo, pois Piotr Trochowski não mostrava a mesma qualidade na condução da bola. A posse de bola da Espanha passava os 60% aos 13min, quando Andres Iniesta cruzou e Carles Puyol cabeceou livre por cima do gol, na melhor chance do jogo até então. A Alemanha só assustou aos 15min, após cobrança de escanteio de Özil, que Casillas espalmou.



O ímpeto ofensivo da Alemanha não era nem de perto igual àquele dos demais jogos da Copa. Podolski estava sumido, enquanto Özil era bem marcado e aparecia mais nas jogadas de bola parada.



O jogo era bem mais morno do que o esperado. Isso foi claramente demonstrado nas duas chances seguinte de gol, ambas de fora da área. Aos 29min, o espanhol Xabi Alonso chutou para fora. Dois minutos depois, Casillas foi obrigado a espalmar finalização baixa de Trochowski.



A velha deficiência de não finalizar a gol foi um dos problemas da Espanha no primeiro tempo, que foi monótono. Embora tenham sido cometidas apenas cinco faltas, o grande tempo de bola rolando não era aproveitado com objetividade de ambos os lado. O momento de maior perigo veio aos 45min, quando Özil invadiu a área de frente para o goleiro e caiu, pedindo pênalti de Sergio Ramos, não marcado pelo árbitro húngaro Viktor Kassai.



As equipes voltaram para o segundo tempo com a mesma escalação. A diferença foi que Pedro começou a tentar alguns dribles. Em uma jogada individual, ele rolou para Xabi Alonso chutar aos 3min, mas a bola foi para fora. No minuto seguinte, novamente Alonso finalizou de fora, desta vez com mais perigo para Neuer, que saltou e acompanhou a bola, que foi para fora.



O técnico alemão Joachim Löw fez a primeira alteração em seguida, com a entrada de Jansen na vaga de Boateng na lateral esquerda, mas a substituição não surtiu efeito, e quem melhorou foi a Espanha.



Aos 9min, Villa chutou com perigo ao gol de Neuer. Aos 12min, houve a principal chance de gol espanhola até então, quando Pedro chutou, o goleiro alemão rebateu e a bola sobrou para Iniesta. O meia cortou para a linha de fundo e chutou cruzado. A bola cruzou a frente do gol, mas nenhum atacante espanhol a alcançou.



Cinco minutos depois, Xabi Alonso cruzou para a área e Sergio Ramos se enroscou com Podolski. O espanhol pediu pênalti, que não foi marcado. Após muito tempo sem pressionar, a Alemanha quase marcou aos 23min. Podolski cruzou da esquerda para finalização de primeira de Kroos, que havia entrado no lugar de Trochowski. Casillas caiu bem no canto direito e espalmou.



Quando a Alemanha se recuperava, a Espanha marcou. Aos 28min, Xavi cobrou escanteio, o zagueiro Puyol subiu muito e deu uma cabeçada linda, sem defesa para Neuer: 1 a 0.



A Espanha não deixou de atacar após o gol, apesar da pressão alemã. Aos 36min, Pedro saiu sozinho na cara de Neuer, mas tentou um drible desnecessário e perdeu a bola. A Alemanha apostou em cruzamentos para a área, que não deram certo e garantiram a vaga espanhola.



Do R7

Goleiro Bruno se entrega à polícia do Rio de Janeiro

Goleiro do Flamengo é um dos principais suspeitos do desaparecimento da estudante Eliza Samudio

O goleiro Bruno Fernandes se apresentou na tarde desta quarta-feira (7) na Polinter, no Andaraí, na zona norte do Rio de Janeiro. Segundo o delegado titular da Divisão de Homicídios, Felipe Ettore, o jogador será levado para o Instituto Médico Legal (IML) para fazer exame de corpo de delito. Depois, seguirá para a Divisão de Homicídios, que fica na Barra da Tijuca, na zona oeste. O amigo do goleiro Luiz Henrique Ferreira Romão, conhecido como Macarrão, também se entregou.




Felipe Ettori informou que o atleta do Flamengo será indiciado como mandante do sequestro de Eliza Samudio, 25 anos, com quem teve relacionamento extraconjugal. Macarrão e o adolescente de 17 anos, que prestou depoimento ontem por mais de oito horas, serão indiciados como executores do crime.



Pela manhã, policiais civis realizaram buscas na casa de Bruno, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio, mas o jogador não foi localizado. No início desta quarta-feira, o Tribunal de Justiça do Rio acatou o pedido feito pelo Ministério Público do Rio e decretou a prisão temporária de Bruno e Macarrão.



Crimes



O Ministério Público do Rio denunciou nesta quarta-feira o goleiro Bruno e seu amigo Luiz Henrique Ferreira Romão, conhecido como Macarrão, pelos crimes de sequestro/cárcere privado e de lesão corporal. A denúncia, acompanhada de pedido de prisão preventiva contra ambos, foi subscrita pelo promotor Alexandre Murilo Graça, da 17ª Promotoria de Justiça de Investigação Penal da 1ª Central de Inquéritos. Segundo Graça, em outubro de 2009 os dois sequestraram Elisa Silva Samudio, que estava grávida, e tentaram forçá-la a abortar.



Se a denúncia for aceita pelo Juízo da Vara Criminal de Jacarepaguá, Bruno e “Macarrão” responderão a ação penal. Pelo crime de sequestro e cárcere privado, agravado pelos maus-tratos cometidos contra a vítima, eles podem ser condenados a dois e a oito anos de reclusão. Se forem condenados por lesão corporal, a pena será de três meses a um ano.

..IG..

sábado, 3 de julho de 2010

Sofrido, brigado, dramático: Espanha bate Paraguai e pega a Alemanha

                  Paraguai 0 x 1 Espanha            


__________________________________________________________________________

 

Gol de David Villa no segundo tempo coloca a Fúria nas semifinais. Paraguai está eliminado da Copa do Mundo



Só mesmo na África do Sul para uma zebra com listras vermelhas e brancas dar as caras. Só mesmo com muita insistência para ela ser abatida. A Espanha sofreu como nunca para superar o Paraguai por 1 a 0, com um gol chorado do artilheiro David Villa, neste sábado, no estádio Ellis Park, em Joanesburgo, e cravar presença nas semifinais da Copa do Mundo. O gol saiu na parte final de um segundo tempo emocionante, com pênaltis marcados, anulados e ignorados. O Paraguai, guerreiro, está eliminado. A Fúria pega a Alemanha na quarta-feira, às 15h30m (de Brasília) em Durban. Quem vencer estará no Soccer City, no dia 11, para decidir o título mundial contra o ganhador de Holanda e Uruguai.
Com o gol, David Villa assumiu a artilharia da Copa 2010, com cinco tentos. E chegou a 43 com a camisa da Espanha, a apenas um do recordista (Raúl). Mas balançar a rede foi complicado. O Paraguai, forte na defesa, resistiu a ceder a classificação aos espanhois. Agora, a equipe de Vicente del Bosque tem pela frente um repeteco da final da Eurocopa de 2008, quando deu Espanha, com gol de Fernando Torres, apagado no Mundial.
Villa Fabregas gol Espanha 
Mais uma vez, Villa (7) foi decisivo e classificou a Espanha para as semifinais (Foto: Reuters)
Com o resultado, a Espanha de 2010, no mínimo, igualou o melhor desempenho do país na história das Copas: o quarto lugar obtido no Mundial de 50. O Paraguai deixa o continente africano honrado com a inédita participação nas quartas de final. Mas sem conseguir fazer com que a modelo Larrissa Riquelme cumprisse a promessa de desfilar nua pela capital Assunção caso o time chegasse às semifinais.
Paraguai amarra a Espanha no primeiro tempo
Xavi recebeu pelo meio, perto da área, deu um toquezinho na bola com a perna direita e já girou para mandar de canhota, sem deixá-la cair, em um lance com a plasticidade típica da atual Espanha. A bola saiu por pouco. Mas não esteve na beleza do lance seu real simbolismo. A grande questão é que ele aconteceu aos 28 minutos do período inicial. E foi o primeiro chute da Fúria na direção do gol paraguaio.
Até ali, a Fúria girou de um lado para o outro sem ir a lugar algum. É bem verdade que a campeã da Europa já viveu dias mais criativos do que na Copa 2010, mas o que complicou mesmo foi a organização defensiva do Paraguai. O técnico Gerardo Martino fez seis modificações para o duelo deste sábado. Na defesa, no meio-campo e no ataque. A ideia, nenhuma surpresa, era dar ainda maior compactação a um time que foi a campo tendo sofrido apenas um gol em quatro jogos. Do trio ofensivo, só sobrou Valdés. Roque Santa Cruz e Lucas Barrios foram para o banco.
O curioso é que a força defensiva do Paraguai teve efeito duplo: primeiro, claro, barrou o talento espanhol; segundo, deu tranquilidade para os sul-americanos arriscarem uma ou outra escapulida ao ataque. Na frieza dos números, deu mais Paraguai no ataque durante o primeiro tempo. Os dois times arremataram quatro vez a gol. Mas a única bola que foi na meta, foi do time guarani.
Jonathan Santana, logo com um minuto, recebeu pelo meio e mandou a gol. Casillas pegou. Riveros, aos oito, cabeceou para fora. Alcaraz, aos 20, teria marcado se tivesse dois centímetros a mais de altura. Santana, aos 34, viveu situação igual. Faltou muito pouco para alcançar a bola em cruzamento de Morel Rodriguez. Aos 45. Valdez recebeu de Cardozo e mandou chute cruzado, para fora. Pouco antes, aos 41, a torcida chegou a comemorar. O atacante mandou a bola para rede, mas o lance foi anulado por impedimento de Cardozo, que interferiu na jogada ao tentar cabecear a bola centrada na área (confira no vídeo ao lado).
A Espanha teve o controle da bola, como costuma fazer, mas faltou infiltração. Fernando Torres começou bem e terminou mal três jogadas. Villa e Xavi não tiveram o brilho de outros jogos. E a Fúria ouviu o apito final do primeiro tempo com o sentimento de que havia algo de errado por ali.
O destino em dois (ou três, ou quatro) pênaltis
O conceito de loucura no futebol parece ter sido criado especificamente para o segundo tempo do jogo entre Espanha e Paraguai. Contam-se nos dedos de uma só mão as partidas de Copa do Mundo com acontecimentos tão estranhos quanto os da etapa final da partida deste sábado no Ellis Park. Com destaque para dois pênaltis. Ou três. Ou, melhor ainda, quatro!
O primeiro foi a favor do Paraguai. Piqué agarrou Cardozo na área aos 13 minutos. Depois das reclamações da Fúria, o próprio camisa 7, autor do último gol guarani na disputa por penalidades máximas contra o Japão, nas oitavas de final, partiu para o tiro. E deu Casillas. O goleiro se adiantou, caiu no canto esquerdo e abafou o sonho paraguaio. Dois espanhois invadiram a área antes da cobrança, mas ficou por isso mesmo.
Após a defesa, a Espanha partiu para o ataque e deu o troco na mesma moeda. A diferença é que o pênalti de Alcaraz em Villa foi um tanto forçado pelo atacante. A revolta, desta vez, foi dos paraguaios. Choro em vão. Lá foi Xabi Alonso para a cobrança: bem batida, no canto, sem chances para o goleiro. O problema é que novamente houve invasão espanhola à área. E, dessa vez, o árbitro guatemalteco Carlos Brates viu mandou a cobrança ser repetida.
Lá foi Xabi Alonso de novo para a segunda cobrança, que ali virou a terceira do jogo. E desta vez deu Villar. O goleiro caiu no canto esquerdo, espalmou a bola e, um segundo depois, na disputa pelo rebote, atingiu as pernas de Fábregas. Pênalti claro! Melhor: pênalti em uma cobrança de pênalti! E o juiz mandou seguir...
Aí foi a vez de os espanhois quase arrancarem os cabelos. Quando o lance foi repetido no telão do estádio, os reservas quase invadiram o campo, irados. E o jogo, com quatro pênaltis, dois perdidos, um anulado e um ignorado, seguia no 0 a 0.
Virou jogão. O Paraguai pareceu perceber que era possível vencer um dos favoritos ao título mundial. A Fúria não engoliu o(s) pênalti(s) perdido(s). A partida ficou mais aberta, com arrancadas de lado a lado, com possibilidades que invariavelmente acabavam frustradas no fim. O que era morno no primeiro tempo virou fervura no segundo.
E quente mesmo foi David Villa, artilheiro, oportunista, matador. Aos 38, Iniesta fez fila na entrada da área e passou para Pedro, que arrematou na trave. A bola se ofereceu para Villa. A bola beijou (de novo!) o poste esquerdo, rolou por cima da linha, tocou no direito e entrou.
Fúria enfurecida, fera ferida! A Espanha entrou em êxtase com o gol depois de tanto sofrimento.
Mas os guerreiros guaranis não se entregaram. O treinador Gerardo Martino mandou Lucas Barrios a campo no lugar do volante Cáceres. E o duelo continuou quente. Aos 43, Casillas salvou novamente a Espanha. Após soltar um chute exatamente de Barrios, o goleiro se recuperou e salvou com o pé esquerdo uma conclusão à queima-roupa de Santa Cruz (no vídeo ao lado). Na sequência, os espanhois partiram em contra-ataque, e Villar defendeu conclusão de Villa.
Foi o último capítulo de um dos jogos mais malucos - e emocionantes - que uma Copa do Mundo já viu.

Globo esporte.

Experimento com células-tronco faz ratos ficarem resistentes ao HIV




Pesquisadores americanos encontraram uma nova opção para o tratamento da Aids: tornar o sistema imunológico resistente ao vírus HIV, causador da doença, introduzindo células-tronco modificadas no organismo. O estudo foi publicado nesta sexta-feira (2) na revista Nature Biotechnology.
Como o vírus da Aids ataca proteínas específicas das células de defesa, os cientistas conseguiram desenvolver novas células imunológicas sem essas proteínas específicas.
Para conseguir fazer isso, a equipe de Paula Cannon, da Universidade da Califórnia do Sul, nos Estados Unidos, estudou um grupo de pessoas que não possuem essas proteínas - o que as tornam resistentes às principais cepas do HIV.
Os pesquisadores eliminaram esse gene específico de células-tronco e produziram outras células imunológicas sem as proteínas atacadas pelo vírus da Aids.
Em seguida, os cientistas introduziram essas células modificadas em ratos de laboratório, substituindo assim seu sistema imunológico por células humanas, antes de infectá-los com o HIV.
Depois de 12 semanas, o sistema imunológico dos animais já havia retomado sua força inicial e a presença do HIV era bastante limitada.
Os pesquisadores agora irão aplicar essa técnica em seres humanos.
                                                                                               Do R7

Mais de 1 milhão de alunos voltam às aulas na rede estadual nesta segunda

Após o recesso de meio do ano, mais de um milhão de alunos da rede estadual de ensino retornam às aulas nesta segunda-feira, 5, segundo levantamento da Secretaria de Educação do Estado da Bahia. O número corresponde à retomada das atividades em 1.544 estabelecimentos de ensino em Salvador e interior do Estado.

Das mais de 1,5 mil unidades, 145 foram reformadas, de acordo com a Secretaria. Foram investidos R$ 147,2 milhões nos trabalhos de recuperação, com prioridade para revisões e consertos de telhados e redes elétrica, hidráulica e sanitária. As escolas também ganharam nova pintura.

Algumas delas foram reformadas totalmente, como o Colégio Estadual D. Amélia Amado, o Colégio Estadual Maria de Lourdes Veloso e o Colégio Estadual de Itabuna. Em Salvador, o Colégio Estadual Barros Barreto, em Paripe, e Colégio Estadual Tereza Helena Mata Pires, no Lobato, foram alguns dos contemplados com a reforma.

*A TARDE On Line

Terreno cede e soterra três carros em Jardim Cajazeiras(Salvador-ba)





O deslizamento de uma encosta no Jardim Cajazeiras provocou o soterramento de três veículos nas primeiras horas da manhã deste sábado, 3. Segundo os moradores do local, o terreno passou a sofrer com o excesso de água causada por problemas na terraplanagem da construção de imóveis do projeto “Minha Casa, Minha Vida”. Os funcionários da Ebisa, empresa responsável pela construção, se recusaram a falar sobre a interferência da obra. Ninguém ficou ferido no acidente.

Engenheiros da Coordenadoria de Defesa Civil de Salvador (Codesal) estiveram no local para avaliar os estragos. A
Superintendência de Conservação e Obras Públicas do Salvador (Sucop) já foi chamada para fazer a limpeza da área e retirar o barro da rua a fim de liberar a passagem de pedestres, impedida após o deslizamento. O órgão também deve fazer a retirada de uma mangueira que ameaça cair no local, onde três árvores já desabaram, também sem deixar feridos.

Ocorrências - A Coordenadoria de Defesa Civil já registrou 56 ocorrências relacionadas à chuva na capital baiana, na manhã deste sábado. Foram registrados deslizamentos de terra, desabamentos de muro e alagamentos de área, entre outros riscos. Foram contabilizados 28 deslizamentos de terra, cinco ameaças de desabamento de imóveis, quatro árvores caídas, dois desabamentos de muro, cinco ameaças de deslizamento e uma ameaça de desabamento de muro.
Na sexta-feira, 2, a Defesa Civil registrou 14 solicitações de emergência. Uma árvore caiu, um muro desabou e quatro locais sofreram com deslizamentos, entre eles, um terreno na Rua Presidente Jânio Quadros, no bairro do Jardim Nova Esperança. Outro deslizamento ocorreu em na rua principal do bairro de São Marcos.
Existem cerca de 540 áreas de risco e aproximadamente 2,1 mil pontos de risco na capital baiana, segundo dados da Codesal. O órgão estima-se que aproximadamente cem mil pessoas estejam morando em locais considerados perigosos no período chuvoso.
Alerta - Segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), a previsão  para o fim de semana é de  muitas nuvens e chuvas periódicas. A temperatura mínima será de 20° e a máxima 26°. Ontem, a mínima foi de 20° e o índice pluviométrico atingiu 32,8 mm. O órgão declarou estado de alerta para a Região Nordeste. O mar deverá ficar agitado em alto-mar na altura do litoral norte da Bahia até o litoral sul de Pernambuco, com ondas que podem variar de  2,5 metroa a 4 metros neste sábado. No domingo, 4, a intensidade dos ventos diminuirá pela manhã, mas voltará a ser motivo de alerta durante a tarde.
Vôos -  De acordo com informações da Infraero atualzadas até as 11h deste sábado, dos 41 vôos previstos para operar no Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães hoje, nove partiram com atraso e três foram cancelados.

*A TARDE On Line

Alemanha atropela a Argentina, faz 4 a 0 e vai às semifinais

                   Alemanha 4 x 0 Argentina                  


A Alemanha goleou a Argentina por 4 a 0 neste sábado (3), na Cidade do Cabo, e se classificou para as semifinais da Copa do Mundo. Seu adversário sairá do confronto entre Paraguai e Espanha, que se enfrentam ainda neste sábado às 15h30 (de Brasília).
Com o fim do sonho do tricampeonato, Maradona escapou de ter de cumprir a promessa de andar nu por Buenos Aires. Sua permanência à frente da seleção também não está confirmada.
O prometido equilíbrio do jogo acabou logo aos 2min, quando Müller abriu o placar com uma leve cabeçada, após cobrança de falta de Schweinsteiger. O gol precoce deu uma enorme vantagem à seleção alemã, que pôde recuar, reforçar a marcação no meio-campo e jogar nos contra-ataques.
Para piorar a situação argentina, Messi fazia uma atuação sofrível, pouco inspirada, assim como seus companheiros de ataque, Tevez e Higuaín. Além disso, o camisa 10 precisava buscar o jogo no meio, por conta das fracas atuações de Maxi Rodríguez e Di María.
Durante todo o primeiro tempo, a Argentina pouco ameaçou, enquanto a Alemanha preferiu se segurar. Na etapa final, porém, os alemães resolveram sair mais para o jogo, não apenas em jogadas de velocidade, e conseguiram aumentar a vantagem aos 23min, com Klose.

Com a Argentina “nas cordas”, como se diz no boxe, a Alemanha não teve dificuldades em construir a goleada. O terceiro gol saiu aos 29min, com o zagueiro Friedrich, depois de grande jogada individual de Schweinsteiger , eleito o melhor jogador da partida. Aos 44min, Klose marcou de novo e se igualou a Gerd Müller como segundo maior artilheiro da história das Copas, com 14 gols.
Sem fazer uma grande jogada sequer durante a partida, Messi se despede da Copa sem marcar um gol sequer, e longe de repetir as atuações pelo Barcelona que o transformaram no melhor jogador do mundo em 2009.


                                                                                                    R7

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Uruguai vence Gana nos pênaltis e está na semifinal da Copa

Pedro Ugarte/AFP



Gana venceu o primeiro tempo da partida contra o Uruguai, válida pelas quartas de final da Copa do Mundo 2010 que está sendo disputada no estádio Soccer City, em Johannesburgo. O gol africano foi marcado por Muntari, já nos acréscimos.



Foi um jogo bem movimentado, com chances reais de gol para ambos os lados. O Uruguai começou melhor, atacando mais e quase marcou aos 18 minutos. Numa cobrança de escanteio de Forlán, Cavani desviou de cabeça na primeira trave. A bola bateu em Mensah e obrigou o goleiro ganense Kingoson e fazer boa defesa.



Pouco depois, aos 26 minutos, Suarez recebeu cobrança de lateral dentro da área e chutou de primeira. O goleiro Kingson desviou no reflexo, mandando para escanteio.



Com as oportunidades desperdiçadas pelo Uruguai, Gana começou a tomar gosto pelo jogo e cresceu em campo. Aos 30 minutos, Vorsah subiu nas costas de Lugano e cabeceou com facilidade. A bola passou bem próxima ao ângulo direito do goleiro Muslera. No lance seguinte, Boateng deu uma meia-lua no marcador uruguaio e cruzou rasteiro para Gyan. O atacante bateu rasteiro de primeira e a bola passou rente a trave do goleiro Muslera.



Gana passou a dominar a partida e o gol acabou saindo aos 47 minutos. Muntari mandou o sapato de longe, o goleiro Muslera tentou alcançar no canto esquerdo, mas a bola estufa a rede.



No final da primeira etapa, um lance que preocupou a torcida uruguaia. Numa disputa de bola, o zagueiro Fucile subiu para cabecear e caiu desacordado no chão. Atendido pela equipe médica, o jogador logo se recuperou.

Fonte: Parana Online

Dunga confirma saída e diz que plano sempre foi ficar só quatro anos



Do R7



O técnico Dunga confirmou logo após a eliminação brasileira para a Holanda na Copa do Mundo que não continuará no comando da equipe da seleção, que assumiu após o fracasso na Copa da Alemanha, em 2006. Segundo o treinador, o plano era ficar apenas até o final do Mundial da África do Sul.



“Quando eu cheguei à seleção, já se sabia que eram quatro anos que eu iria ficar”.



A derrota para a Holanda por 2 a 1 marca, assim, o fim da trajetória turbulenta do ex-volante no comando da seleção.



Apesar do bom desempenho nas eliminatórias para a Copa (que incluíram vitórias sobre Argentina em Buenos Aires e Uruguai em Montevidéu), e dos títulos na Copa América-2007 e Copa das Confederações-2009, o técnico também se envolveu em conflitos com jornalistas e causou polêmica com a lista de convocados para o Mundial sul-africano - deixou de fora atletas como as promessas Neymar e Ganso (Santos) e o astro Ronaldinho Gaúcho, do Milan.



Outros atletas escolhidos por Dunga foram muito questionados por torcida e opinião pública, como os volantes Felipe Melo e Kléberson, o meia Júlio Baptista e o atacante Grafite. O único titular era Felipe Melo, que complicou a partida contra a Holanda após ser expulso no segundo tempo por dar um pisão em Arjen Robben.



Antes, o volante havia marcado contra, de cabeça, no gol que marcou o empate. No segundo, falhou na marcação de Wesley Sneijder, que também fez de cabeça.

Uruguai enfrenta Gana buscando uma vaga na semifinal da Copa

Do R7



O Uruguai, que não chegava às quartas de final de uma Copa do Mundo há quarenta anos, tentará nesta sexta-feira (2) em Johannesburgo, às15h30 (de Brasília) manter seu sonho vivo, vencendo Gana e conquistando uma vaga nas semifinais, enquanto os africanos querem ser os primeiros de seu continente a ficar entre os quatro primeiros.



Depois de ter sido duas vezes campeã do mundo, em 1930 e 1950, a Celeste, que foi semifinalista em 1954 e 1970, tem a oportunidade de reviver tempos gloriosos, com uma boa geração de jogadores representada pelos perigosos atacantes Diego Forlán e Luis Suárez. Para a partida contra Gana, Oscar Tabárez poderá contar com quase todos os seus comandados, à exceção do zagueiro Diego Godín, com uma lesão muscular na perna direita.



Tabárez voltou a anunciar a equipe que enfrentará Gana e que será basicamente a mesma que derrotou a Coreia do Sul por 2 a 1, com apenas duas mudanças, colocando Mauricio Victorino no lugar do contundido Godín e Álvaro Fernández na vaga de Álvaro Pereira, por questões táticas.



Um dos maiores inimigos que a Celeste pode encarar é o clima de euforia que tomou conta dos jogadores, algo que o treinador uruguaio quer afastar. Devido a isso, o técnico trabalha para que seus jogadores permaneçam concentrados.



“O importante é não nos empolgarmos muito e não esquecermos de que temos que corrigir o que não fizemos bem nas partidas anteriores”.



O Uruguai espera encontrar brechas na defesa adversária que permitam a seus atacantes Luis Suárez (três gols na Copa) e Diego Forlán (2 gols) matar a partida no tempo regulamentar. A Celeste nunca disputou pênaltis na história dos Mundiais. A zaga, comandada pelo ex-são-paulino Diego Lugano, terá que manter o bom desempenho que teve até agora (um gol sofrido em quatro partidas).



Já Gana quer mais, depois de ter igualado a melhor participação de uma seleção africana na história dos Mundiais, alcançando a façanha de Camarões, na Itália-1990, e Senegal, em Coreia/Japão-2002, que também chegaram às quartas. Milovan Rajevac, técnico sérvio do time, disse que a equipe está livre de pressão.



“Não temos obrigação alguma, mas nos esforçaremos ao máximo para fazer história. O Uruguai foi impressionante. Tem jogadores nas melhores ligas da Europa. Temos muitos jovens com muita confiança. A maior qualidade desta equipe é sua união”.



A seleção africana contará com o público a seu favor, já que leva consigo as esperanças de todo um continente, após a eliminação dos outros cinco na primeira fase. Gana, que tinha algumas dúvidas, com jogadores sofrendo pequenos problemas físicos, como seu artilheiro Asamoah Gyan (três gols) nos últimos dias, poderá contar com uma equipe quase completa. Dois jogadores estão suspensos com dois cartões amarelos, o zagueiro Jonathan Mensah e o volante Andre Ayew.

Brasil perde para Holanda e é eliminado

Do R7

 

A seleção brasileira está eliminada da Copa do Mundo. Nesta sexta-feira (2), o Brasil perdeu para a Holanda de virada, por 2 a 1, e deixou o Mundial pela segunda vez seguida nas quartas de final. O jogo teve como principal protagonista o volante Felipe Melo, que deu o passe para o gol de Robinho, mas depois marcou um gol contra e foi expulso por agredir o holandês Arjen Robben.



Uma das principais convicções de Dunga caiu na eliminação brasileira: a de que Felipe Melo poderia segurar o seu temperamento difícil em um jogo de Copa do Mundo. O que grande parte do Brasil temia, aconteceu: a expulsão do jogador em um confronto decisivo.



Com o resultado, a Holanda faz a sua melhor campanha desde 1978, quando foi finalista do Mundial. A seleção europeia enfrentará o vencedor de Uruguai e Gana na terça-feira (6).



A vitória vingou as eliminações da Holanda contra o Brasil em 1994 e 1998. Agora, o confronto entre as seleções em Copas está empatado, já que o Brasil foi eliminado pelos holandeses também em 1974.



A Holanda começou o jogo no ataque e dominou a posse da bola nos primeiros dois minutos, mas não chegou com perigo ao gol de Julio César. O Brasil, pelo contrário, foi extremamente objetivo. No primeiro lance de perigo, aos 7min, Daniel Alves saiu na cara do gol e tocou para Robinho marcar, mas o árbitro anotou impedimento.



Na segunda chance, aos 9min, a seleção brasileira não perdoou. Felipe Melo deu lindo passe em profundidade para Robinho. O atacante brasileiro bateu de primeira na saída Stekelemburg e fez 1 a 0.



O jogo, que já era tenso, ficou ainda mais pegado após o gol brasileiro. O atacante holandês Arjen Robben se jogava ao chão em qualquer jogada e causava a ira dos brasileiros. Houve bate-boca em diversos momentos do primeiro tempo.



Aos 24min, o Brasil chegou novamente com perigo. Daniel Alves fez jogada na linha de fundo e cruzou por baixo. O zagueiro Juan se antecipou à zaga holandesa e chutou por cima do gol.



A Holanda não conseguia armar jogadas de perigo para a seleção brasileira. Com boa marcação, o Brasil fazia o adversário se perder nas jogadas. Robben estava bem marcado em sua perna esquerda, e Sneijder não aparecia no jogo.



O Brasil tinha maior posse de bola e tocava melhor. Aos 29min, a seleção de Dunga fez a jogada mais bonita do primeiro tempo e quase ampliou. Robinho deu pedaladas, fez fila na lateral esquerda e tocou para Luís Fabiano. O centroavante rolou de letra para Kaká, que chutou colocado no ângulo. Stekelemburg saltou e espalmou para a linha de fundo.



A seleção ainda chegou com perigo aos 44min, quando Maicon recebeu de Daniel Alves e chutou baixo, para nova defesa de Stekelemburg. O árbitro não viu o desvio e encerrou a etapa no tiro de meta.



As equipes voltaram sem alteração para o segundo tempo, tanto na escalação quanto na forma de jogar. O Brasil equilibrava a posse de bola e mantinha o mesmo ritmo de jogo, mas um vacilo da defesa proporcionou o empate aos 7min. Sneijder cruzou da direita, Felipe Melo atrapalhou a saída de Julio César e desviou contra o próprio gol brasileiro de cabeça, em jogada que não havia atletas holandeses por perto.



O gol assustou a seleção brasileira, que ficou na defesa por alguns instantes antes de recobrar a concentração no jogo. Aos 15min, Daniel Alves arriscou de fora da área e a bola passou com perigo. Logo em seguida, Dunga colocou Gilberto no lugar de Michel Bastos, que já tinha cartão amarelo e estava nervoso em campo.



O Brasil continuou mal distribuído em campo, mas chegava com perigo em algumas jogadas individuais do lateral-direito Maicon. Foi assim aos 20min, quando, após um avanço dele, Kaká finalizou com perigo.



Aos 22min, no entanto, o Brasil tomou o segundo gol em nova desatenção. Robben cobrou escanteio, Kuyt desviou para trás e Sneijder, livre, cabeceou para as redes.



Cinco minutos depois, a seleção afundou. Felipe Melo, um dos jogadores mais contestados do time devido ao seu temperamento, pisou em Robben no chão e foi expulso.



O Brasil teve duas chances de marcar em cobranças de escanteio aos 36min, enquanto a Holanda assustou com chute de Sneijder dois minutos depois. Kaká também teve uma oportunidade em um contra-ataque, mas foi travado pela zaga na hora do chute.



Sem inspiração e nervosa, a seleção não conseguiu mais se recuperar, mesmo com a entrada de Nilmar no lugar de Luís Fabiano. Agora, só em 2014.

Marcadores