Total de visitas hoje

sexta-feira, 18 de março de 2011

Lua atingirá maior proximidade com o planeta Terra nesta sábado


Carolina Mendonça l A TARDE
Fernando Vivas/Agência A TARDE
Na noite desta sexta-feira, o tempo permitiu ver a Lua no céu
Na noite desta sexta-feira, o tempo permitiu ver a Lua no céu
A previsão dos institutos meteorológicos é de tempo nublado com pancadas de chuva para quase toda a Bahia no final de semana. Mas, cientistas, poetas, românticos e esotéricos têm um motivo a mais para observar o céu neste sábado, 19. É que a lua vai estar passando pelo fenômeno chamado de perigeu, quando atingirá o ponto máximo de aproximação com o planeta  Terra, cerca de 363 mil quilômetros de distância.
A “Superlua”, como é chamada por alguns estudiosos, acontece, em média, a cada 20 anos. “Como o astro faz movimentos elípticos em torno do nosso planeta, em alguns períodos ele está mais afastado e, em outros, mais próximo”, explica o médico e ex-presidente da Associação de Astrônomos Amadores da Bahia, Ernane Gusmão.
Visualização - Por conta do fenômeno e da coincidência da lua estar na fase cheia, o astro vai parecer 14% maior e até 30% mais luminoso para quem observá-lo. No entanto, o astrônomo José Carlos Santos, do Observatório Astronômico Antares, da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), afirma que, sem equipamentos como um binóculo ou um telescópio, não será possível perceber qualquer tipo de alteração. 

Os curiosos, estudiosos e apaixonados pelo astro, porém, não precisam desanimar totalmente. “Se o tempo estiver bom, quem tiver um telescópio em casa ou um bom binóculo deve apontá-lo em direção ao leste, a partir das 17h45, quando a lua deve ficar visível no céu”, orienta José Carlos Santos.

França: ataque à Libia começa após reunião em Paris


AFP e Reuters
Londres - O embaixador francês nas Nações Unidas, Gerard Araud, declarou nesta sexta-feira, 18, à TV britânica BBC que a intervenção militar na Líbia deve começar "horas após" a reunião internacional em Paris, no sábado.
"Teremos uma cúpula em Paris com todos os participantes importantes nas operações e nos esforços diplomáticos" envolvendo a Líbia. "Acredito que será um bom momento para enviar um último aviso".
"Estados Unidos, Grã-Bretanha e França lançaram um ultimato sobre o cessar-fogo (...) e fixamos as condições. Por isto acredito que a cúpula, nas próximas horas, deflagará uma intervenção militar", concluiu Araud.
França, Estados Unidos, Grã-Bretanha e países árabes exigiram nesta sexta que o líder líbio, Muammar Gaddafi, impedisse o avanço de suas tropas e voltasse a fornecer água e energia elétrica às cidades que tiveram ofornecimento interrompido.
Em comunicado divulgado pelo gabinete do presidente francês, Nicolas Sarkozy, em nome das partes envolvidas, os países também disseram que as forças líbias deverão interromper o avanço em direção a Benghazi e se retirar de outras três cidades: Misrata, Zawiyah e Ajdabiya.
Cessar-fogo - O vice-chanceler da Líbia, Khaled Kaim, anunciou nesta sexta que a presença das forças pró-Kadafi próximo a Benghazi não viola o cessar-fogo imposto pela ONU. Kaim negou informações de que os bombardeios teriam continuado após a trégua e garantiu que o governo não tem planos de atacar o maior reduto rebelde, no norte do país. 
"Quanto à presença do Exército nas cidades líbias, consideramos isso importante para a segurança dos cidadãos. Não viola o cessar-fogo", garantiu a repórteres o vice-chanceler, Khaled Kaim.
"O cessar-fogo significa nenhuma operação militar, pequena ou grande. O outro ponto é que as forças armadas estão agora fora de Benghazi e não têm intenção de entrar na cidade."
Kaim afirmou que desde o anúncio do cessar-fogo, na manhã de sexta, as forças do governo não realizaram nenhuma ação militar.
"Não tivemos bombardeios de quaisquer tipos desde que o cessar-fogo foi declarado", disse ele quando questionado sobre notícias de operações das tropas leais ao líder líbio, Muammar Gaddafi, em Misrata e outras partes do país.
Ataque - Os insurgentes líbios afirmaram nesta sexta que as tropas de Muammar Kadafi seguem em direção a Benghazi e chegaram a 50 quilômetros do reduto rebelde.
Um correspondente da emissora "Al Jazeera" assegurou que em Ajdabiya, a 160 quilômetros de Benghazi se produziu nesta noite um forte bombardeio, embora não especificou se foi das Forças de artilharia, tanques ou de outro tipo.
A direção militar dos rebeldes pediu a suas tropas em comunicado, divulgado por sua rádio oficial, a dirigir-se em direção a cidade de Al Malgrun, a 50 quilômetros ao sul de Benghazi para "bloquear as Forças de Kadafi" e afirmou que estas avançam para rumo a segunda maior cidade Líbia e capital do leste do país.

"Chamamos os soldados e oficiais a tomar as armas e a comparecer rapidamente a Al Magrun para defender a entrada de Benghazi", disse o comando militar insurgente.

Marcadores