Total de visitas hoje

Moda & Beleza

Cabelos



Dicas para tratar dos cabelos



Cabelos ressecados e com pontas duplas



Prefira água morna; água muito quente resseca os fios e descama o couro cabeludo.

Evite o calor intenso dos secadores;

Evite pentear freqüentemente os cabelos;

Use condicionadores após o shampoo;

Após o condicionador, aplicar um creme hidratante sem enxagüe, que vai hidratar o fio e protegê-lo do calor do secador.

Cabelos brancos ou amarelados



Para que fiquem bonitos, brilhantes, com um branco vistoso lave-os freqüentemente com shampoo para cabelos grisalhos.







--------------------------------------------------------------------------------







Cuidados com os cabelos no verão



.....O verão é a estação que exige que cuidemos muito mais dos cabelos. A exposição ao sol, vento, poluição, água do mar, transpiração, cloro, presilhas, etc., fatores que muitas vezes acontecem juntos, representam a destruição dos cabelos.



.....Assim, observe os agentes que maltratam nossos cabelos e anote algumas dicas:



.....Água do mar: Em 3 minutos, os raios ultravioletas reagem com o sal da água do mar, e aí começa um processo de decomposição da camada protetora dos fios e pigmentos dos cabelos. Isso fará com que eles fiquem porosos, quebradiços e desbotados, além de prejudicar a elasticidade dos fios e enfraquecer sua raiz. Resultado: queda dos cabelos.



.....Por isso, não deixar seus cabelos secarem ao sol. Procure mergulhar só na hora de ir embora ou enxágüe-o em água doce, secando-os com uma toalha. Passe condicionador antes de mergulhar, de preferência, um condicionador leave-in, à base de proteínas. O condicionador formará uma camada de proteção nos fios.





.....Vento: O vento retira dos cabelos uma camada de proteção natural, uma espécie de gordura, deixando os cabelos embaraçados e com aparência de arrepiados.



.....Passe um gel sem álcool ou silicone para protegê-los ou faça uma trança folgada para diminuir a exposição.



.....Poluição: Com o suor as partículas de fumaça e poeira acabam grudando nos fios. Isso vai deixando os cabelos pesados e sem viço.



.....Para limpá-los adequadamente, use xampus removedores de resíduos a cada três ou quatro lavagens. Na hora de enxaguar coloque uma colher de chá de bicarbonato de cálcio numa bacia com água. Isso vai ajudar a neutralizar os poluentes que estiverem na água. Um banho de creme uma vez por semana dará mais resistência ao cabelo.



.....Sol: A exposição exagerada dos cabelos ao sol causa envelhecimento dos fios, deixando-os ressecados, quebradiços e sem brilho.



.....Aplique produtos com FPS e use chapéu. Procure lavar os cabelos com xampu e condicionador com filtro solar. Use produtos à base de vitamina E e C, cremes nutritivos com ferro, zinco e manganês para que resistência aos fios.



.....Transpiração: A transpiração intensa e freqüente pode causar alteração do pH natural do couro cabeludo. Ele poderá se tornar mais ácido favorecendo o aparecimento de lesões ou queimaduras. A dermatite seborréica, ou seja, caspa também pode se instalar com um ambiente de intensa e freqüente transpiração.



.....Procure não se submeter a ambientes que a façam transpirar, e deixar o suor por muito tempo no couro cabeludo. Lave os cabelos preferencialmente todos os dias usando xampus equilibrantes que ajudam a regular seu pH.



.....Cloro: Com a água da piscina seus cabelos ficam duros e difíceis de pentear. Como se isso não bastasse, o cobre da água clorada, reage com a água oxigenada dos cabelos com tintura e faz com que eles fiquem esverdedados.



.....Procure usar toucas de silicone e passar um protetor de cor, principalmente quando for mergulhar ao ar livre, pois o sol pode complicar ainda mais a situação. Lave seus cabelos com xampus anti-resíduo.



.....Presílias: O calor do verão pede cabelos presos. Mas, cuidado! Os elásticos finos puxam e quebram os fios e as presilhas, se usadas sempre no mesmo lugar partem os cabelos.



.....Escolha com atenção seus prendedores e procure mudar o local em que prende os cabelos. Não use prendedores muito apertados e de elástico. Prefira pentes de dentes largos e use cremes desembaraçantes



Baseado em matéria publicada no site sopaformulada.cjb.net





--------------------------------------------------------------------------------



Dicas para manter a saúde dos cabelos

e da pele durante o verão

No corpo dos mamíferos, os pêlos e cabelos têm a função de proteger a pele das agressões do ambiente: "os pêlos formam a maior parte dos componentes presentes nos mamíferos, tendo como função a barreira física entre o animal e o meio ambiente. Os cabelos protegem o couro cabeludo do sol, da areia, de pancadas etc.", explica Silvana Masiero, pesquisadora da Johnson & Johnson.

O verão é a época que os cabelos ficam mais expostos a radiação solar e sofrem as conseqüências dessa exposição tanto quanto a pele.

De acordo com a pesquisadora, "a exposição dos cabelos à luz solar pode levar a um aumento da rugosidade das cutículas e à formação de pequenas bolhas na superfície dos fios, tornando os cabelos quebradiços, secos e descoloridos.

Para evitar o ressecamento dos cabelos no verão, Silvana Masiero dá algumas dicas preciosas:



"O uso de xampus e condicionadores com filtros solares, agentes

condicionantes adequados ao tipo dos cabelos e a complementação

do tratamento com banhos de cremes são importantes para manter

a hidratação dos cabelos".

"Não podemos esquecer que assim como a pele, os fios de cabelo

são hidratados e alimentados também de dentro para fora e por isso

uma alimentação rica em proteínas, minerais e vitaminas é muito

importante. As saladas e frutas são fontes de aminoácidos que ajudam

na formação da queratina, além de serem comidas leves, excelentes

para o verão".


Baseada em matéria do sortimentos.com
Fonte Mulheres de Classe.

Aprenda a combater os dois processos que mais envelhecem sua pele

É natural da vida que os anos passem e nossa pele denuncie a idade. Algumas pessoas, porém, conseguem se manter mais bem conservadas do que outras. E não estamos falando aqui sobre cirurgias plásticas para rejuvenescer e sim de bons hábitos que podemos adotar para retardar o processo de envelhecimento que afeta visivelmente a pele. As rugas, marcas de expressão e flacidez acabam tomando conta se você não tomar certos cuidados e investir em um estilo de vida mais saudável. Por isso, vamos te ensinar a combater os dois principais processos que envelhecem sua cútis: a oxidação e a glicação.Fonte: R7




Para começar, é necessário entender o que são e como se formam esses dois “fenômenos”. A dermatologista Patrícia Rittes explica que a glicação acontece quando moléculas de açúcar (por conta da ingestão excessiva de doces e alimentos que se transformam em glicose, como massa e pães) se misturam com as proteínas e causam uma reação química que destrói as fibras de colágeno e elastina, responsáveis pela sustentação e firmeza da pele. O resultado fica evidente no aparecimento de rugas e na flacidez.



E para evitar isso, o segredo é o mesmo de quem está de dieta: controle a alimentação e evite o açúcar em excesso. Isso inclui chocolates, bolos e doces. Também reduza a quantidade de massas e pães. Inclua no cardápio frutas, vegetais e proteínas, como peixes, que são boas fontes de ômega-3, e outras carnes magras.



Já a oxidação acontece quando ocorre a formação de radicais livres, que destroem o DNA das células. Mas o que são esses tais de radicais livres e como se formam? A cosmetóloga Sheila Gonçalves explica que são substâncias químicas instáveis que se formam tanto fora quanto dentro do nosso corpo e atacam nossa membrana celular para se estabilizar. Dentro do nosso corpo, eles são produzidos pelas células durante o processo de combustão do oxigênio, utilizado para converter os nutrientes absorvidos em energia. Para se ter uma noção, do total de oxigênio que respiramos todos os dias, de 2 a 5% se transforma em radical livre.



Até aí tudo bem já que nosso próprio corpo produz enzimas protetoras, ou seja, antirradicais livres que conseguem controlá-los. O problema é que o excesso de radicais livres pode danificar as células sadias do nosso corpo. "Como são substâncias instáveis e muito reativas, os radicais livres atacam as células, agridem e destroem suas estruturas", explica a cosmetóloga Sheila Gonçalves.



Fatores externos também contribuem para o aumento da formação dessas moléculas: poluição, radiação ultravioleta do sol, cigarro, álcool, estresse, excesso de consumo de gorduras saturadas e substâncias tóxicas encontradas em alimentos e bebidas.



De acordo com a cosmetóloga, a pele é a mais suscetível ao ataque de radicais livres por ser o maior órgão do corpo e por ter contato interno e externo. O resultado é que ela fica envelhecida, com rugas, manchas, flacidez e marcas de expressão. "Quem fuma, por exemplo, tem rugas mais profundas e mais intensas do que quem toma sol. Tudo por conta da ação dos radicais livres", diz.



Agora que já entendemos como acontece o processo de oxidação da pele, como podemos neutralizá-lo? Nesse caso, é importante consumir alimentos que contenham antioxidantes, moléculas com carga positiva que se combinam aos radicais livres, de carga negativa, tornando-os inofensivos.



De acordo com a nutricionista Eliane Romantini, os antioxidantes mais importantes são: vitamina C, presente em frutas cítricas, como laranja, morango, acerola; vitamina E, encontrada em óleos vegetais, castanhas, azeite, amêndoas, nozes e legumes; selênio, presente na castanha do Pará e carnes; vitamina A, encontrada em vegetais alaranjados, como cenoura, abóbora, mamão e manga e zinco, presente em carnes, peixes e aves.



Como a pele é o órgão mais afetado por esses "vilões", devemos dar bastante atenção a ela. Boa alimentação, rica em frutas e vegetais, já é um ótimo começo para proteção. Somado a isso, procure evitar exposição excessiva ao sol, cigarro, álcool e estresse, que são fatores que contribuem para formação de radicais livres. Combine esses bons hábitos ao uso de cosméticos que contenham antioxidante. "O ideal é procurar usar cremes que contenham vitamina C, E, A e silícios orgânicos. Eles têm ação antirradical livre e são potentes contra envelhecimento, estresse cutâneo e tem o poder de renovar a pele", explica a cosmetóloga.



Esses bons hábitos devem ser adotados ao longo da vida. “Quando nascemos já começamos a envelhecer e a curva se acentua mais aos 18 anos. Quando jovem, a pele produz mais colágenos e destrói menos, na idade adulta é exatamente o contrário, há produção de colágeno diminuída”, completa a dermatologista Patrícia Rittes. Portanto, quanto antes você começar a investir nessas dicas anti-envelhecimento, melhor será para sua pele à longo prazo.

Marcadores