Total de visitas hoje

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Será que tem vacina contra o HIV ? Ou é um mito?


Esperança renasce com nova vacina contra o HIV
Não é um vacina preventiva, mas pode travar a progressão da doença em indivíduos já infectados. Segundo os especialistas, a nova vacina reduz a carga viral em doentes com HIV e, em alguns casos verificados, o vírus não foi detectado.
Uma nova vacina contra o Vírus da Imunodeficiencia Humana (HIV) foi testada com resultados positivos em 18 pacientes brasileiros. As conclusões do estudo revelaram-se animadoras no combate ao HIV e já se adianta que esta vacina poderá travar a progressão do vírus, não só em ratos emacacos, mas também nos humanos.

A investigação foi liderada por especialistas da Universidade de Paris, como Jean-Marie Andrieu, pesquisadora do Centro Biomédico de Saints-Pères, e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no Recife, Brasil. Publicado na revista especializada "Nature Medicine" no passado dia 29 de Novembro e revelado ao mundo pela imprensa brasileira, o estudo preliminar efectuado em humanos, aponta para o facto de aquela vacina estar a ser encarada como um método seguro, na redução da carga viral nos pacientes.

O estudo contemplou um universo de 18 pacientes voluntários, infectados com HIV, aos quais ainda não tinha sido prescrito qualquer medicamento para combater a doença.
A cada um foi ministrada a vacina, por forma a testar o seu sistema imunológico. Nestes 18 pacientes verificou-se uma redução na taxa de linfócitos CD4 (o principal alvo do vírus) em cerca de 80 por cento. Em oito dos voluntários que participaram nesta primeira fase da experiência ocorreu uma redução da carga viral na ordem dos 90 por cento. Destas oito pessoas, em quatro pacientes não foi detectado qualquer sinal do vírus HIV, dada a reduzida taxa de concentração deste agente patogénico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou comente.
O jornal online agradeçe pela sua visita.

Marcadores