Total de visitas hoje

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Campanha de vacinação para idosos começa neste sábado

A partir do próximo sábado (08), os idosos com 60 anos ou mais devem procurar um dos mais de 4 mil postos de vacinação instalados no estado para serem imunizados contra a influenza sazonal (gripe comum). A campanha, que segue até o dia 21, foi lançada nesta quinta-feira pela Secretária da Saúde do Estado, no Centro de Referência Estadual de Atenção à Saúde do Idoso (Creasi).



Segundo nota divulgada pela Sesab (Secretaria de Saúde da Bahia) nesta quinta-feira (06), este será o 12º ano que a campanha de vacinação do idoso contra a gripe é promovida, tendo por objetivo principal contribuir com a redução de hospitalizações e mortes, decorrentes das complicações causadas por doenças respiratórias por influenza em indivíduos a partir de 60 anos. A meta da Sesab, para este ano, é vacinar 80% ou mais da população de cerca de 1,3 milhão de pessoas com 60 anos ou mais, em todos os 417 municípios do estado. Em 2009, a meta foi atingida no estado, com a vacinação de cerca de 83% dos idosos.



Durante a campanha, além da vacina contra a gripe comum, continuará sendo oferecida aos idosos portadores de doenças crônicas, a vacina contra a Influenza A (H1N1). Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), a vacinação ainda é a forma mais eficaz de se combater a gripe e suas complicações na população idosa.



Ainda de acordo a OMS, a cada ano, mais de 150 milhões de pessoas são vacinadas no mundo contra a gripe. Provocada pelo vírus Influenza, a doença atinge todos os anos entre 10% e 20% da população do planeta - algo em torno de 600 milhões de pessoas. Ainda. conforme a OMS, a gripe não tratada e complicada provoca, anualmente, a morte de 250 a 500 mil pessoas.


Da- *Radio Sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou comente.
O jornal online agradeçe pela sua visita.

Marcadores