Total de visitas hoje

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Para manter a boa forma não é necessário evitá-los à noite

Sinal verde para os carboidratos




Por MaurícioTambasco



Cada vez mais as pessoas se preocupam em manter a boa forma. E tem gente que não mede esforços para entrar na antiga e surrada calça jeans, já desbotada. Por conta disso, faz sacrifícios na alimentação, como o de não ingerir carboidratos à noite. Mas de acordo com os nutricionistas, tal proibição não está embasada em qualquer fundamento científico.



O que eles sugerem é que a alimentação noturna contenha pouca ou nenhuma gordura e carboidratos complexos, presentes em alimentos integrais. Isso garante que a glicemia se eleve aos poucos, fazendo com que a digestão não seja difícil e o sono não seja incomodado.



Carboidrato é o nutriente que mais fornece energia para o nosso organismo, sendo necessário em vários casos e situações. Acontece, porém, que à noite nosso metabolismo fica mais lento, tornando ideal que sejam realizadas refeições leves e até mais saudáveis.



Nutrição saudável



De acordo com a nutricionista e professora Andréa Villagelim, da Faculdade Bezerra de Araújo (Faba), do Rio de Janeiro, uma dieta balanceada, durante todo o dia, é a chave para evitar que as pessoas engordem. “A receita para este cardápio é simples: basta comer alimentos na quantidade correta, de uma forma bem variada”, explica.



Segundo Andréa, quanto mais colorido for o cardápio, mais saudável ele será. “Não adianta comer o básico, ou seja, arroz, feijão e carne, esquecendo os folhosos, os leguminosos. Esses alimentos têm pigmentos, vitaminas e minerais, que vão ajudar na saúde plena. Uma boa nutrição está alicerçada em três pilares: variedade, qualidade e quantidade”, ressalta.







Agência Unipress Internacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou comente.
O jornal online agradeçe pela sua visita.

Marcadores