Total de visitas hoje

segunda-feira, 22 de março de 2010

Começa segunda etapa da vacinação contra a gripe A.

Começou, nesta segunda-feira, 22, a 2ª etapa da vacinação contra a influenza A (H1N1). De acordo com os dados preliminares do Ministério da Saúde divulgados pela Sesab, neste primeiro dia da segunda etapa foram vacinados 204 gestantes, 37 portadores de doenças crônicas e 26 crianças em todo o Estado. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas sejam imunizadas nesta fase da campanha, que tem como público alvo gestantes, crianças de seis meses a 2 anos de idade e pacientes com doenças crônicas, exceto os maiores de 60 anos.



Todas as gestantes devem se vacinar, independentemente do período da gestação em que se encontram. Já as crianças, receberão uma dose dividida em duas, sendo a segunda administrada 30 dias após a primeira. É importante lembrar que apenas os pequenos que já completaram seis meses de idade e que tenham até 2 anos podem ser vacinados. Seus pais ou responsáveis devem levar o cartão de vacinação no momento da imunização.



As pessoas que possuem problemas crônicos de coração, pulmão, rins, fígado, diabetes, que estejam em tratamento de aids ou câncer e os chamados grandes obesos são os outros alvos da etapa. Não é necessário apresentar atestado médico de comprovação da doença crônica. Os documentos que devem ser levados à vacinação são o documento de identidade com foto e a carteira de vacinação, se houver.



Os idosos que possuem doenças crônicas serão vacinados contra a H1N1 no período de 24 de abril a 7 de maio, juntamente com a Campanha de Vacinação do Idoso contra gripe sazonal. Nesse período, os idosos serão imunizados contra a gripe comum, como acontece todos os anos, e os que forem portadores de doenças crônicas serão vacinados também contra a gripe A. Assim, o idoso só precisará ir ao local de vacinação uma vez.



Segundo a Sesab, ainda não foram notificados casos da doença na Bahia este ano. No Hospital Octávio Mangabeira, referência para o tratamento da gripe pandêmica, foram registradas duas suspeitas, de uma criança e um adulto. Ambos já tiveram alta hospitalar e os exames para confirmação da doença estão em curso.



Primeira etapa - Segundo dados preliminares do Ministério da Saúde, 77.503 trabalhadores de saúde e 7.121 indígenas foram vacinados na Bahia durante a primeira etapa de imunização contra a doença, ocorrida do dia 8 ao dia 19 de março.




Serviço


Para a vacinação em Salvador, estão sendo utilizados todos os 115 postos de saúde, que funcionam das 8h às 17h.







*Com informações do portal da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou comente.
O jornal online agradeçe pela sua visita.

Marcadores