Total de visitas hoje

terça-feira, 30 de março de 2010

Serviços essenciais funcionarão 24 horas no feriadão da Páscoa

Serviços essenciais funcionarão 24 horas neste final de semana prolongado (dias 1º, 2, 3 e 4) por conta do feriado da Semana Santa e do ponto facultativo nesta quinta-feira (dia 1º), nas repartições públicas municipais.



Serão colocados à disposição da população serviços de saúde, limpeza, fiscalização da poluição sonora, desobstrução da rede de drenagem, corte de árvores e outros. A Salvamar vai dar cobertura aos banhistas na orla da cidade e a Codesal, Limpurb e Sucom manterão seus serviços.



A Secretaria Municipal da Saúde estará com 11 postos em funcionamento, dos quais nove são destinados à prestação de serviços médicos gerais e dois exclusivamente para procedimentos odontológicos, com funcionamento 24 horas.



O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - Samu - poderá ser acionado pelo telefone 192. As equipes prestam atendimento de urgência e/ou emergência, providenciando a transferência de pacientes para hospitais especializados, caso necessário.



Postos de saúde



Estarão de plantão 24 horas o Centro de Saúde São Marcos, na Rua Coroado de São Marcos; Centro de Saúde Hélio Machado, na Rua da Cacimba, em Itapuã; Centro de Saúde César Vaz de Carvalho (3611-7912/7913), vizinho ao Centro Social Urbano de Valéria; Centro de Saúde Rodrigo Argolo (3611-7306/7307), ao lado da 11ª DP, em Tancredo Neves e Centro de Saúde Adroaldo Albergaria (3611-5708/5709), na Rua das Pedrinhas, em Periperi.



Também funcionarão o Centro de Saúde Edison Barbosa (3611-9012/9013), final de linha de Pernambués; 5º Centro de Saúde (3247-1145/7686), rotatória do Vale dos Barris; 12º Centro de Saúde, na Rua Sapolnick, na Boca do Rio; Centro de Saúde Maria Conceição Santiago Imbassay (3386-2086), no Largo do Tamarindeiro, no Pau Miúdo; Centro Odontológico do Dique do Tororó (3611-2969/2970) e Centro Odontológico da Liberdade, na Rua Lima e Silva.



Samu-192



O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192) contará com todas as ambulâncias de prontidão para atender à população de Salvador. Três delas estarão em Lauro de Freitas e mais três na Ilha de Itaparica, além da UTI marítima.



Para agilizar o socorro às vítimas, o Samu conta também com cinco motocicletas para circularem em locais de difícil acesso.



Salvamar



A Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar), que garante a segurança dos banhistas na orla de Salvador, estará presente no trecho entre as praias do Jardim de Alá e Stella Maris. A área situada entre as praias da Pituba e da Cidade Baixa fica sob a responsabilidade do Corpo de Bombeiros.



Os salva-vidas trabalharão em 38 postos fixos, das 8 às 18 horas, no trecho entre Jardim de Alá e Aleluia. A Salvamar alerta os banhistas que evitem bebidas alcoólicas antes de entrar na água, procurem orientação dos salva-vidas e observem a sinalização das praias, que indica perigo onde são afixadas bandeiras vermelhas.



As chamadas de emergência podem ser feitas pelo telefone 3363-5333 ou pelo celular 9617-9091. Também serão instalados quatro postos na Ilha de Maré e outros três na localidade de Paramana.



O órgão conta ainda com esquema de postos volantes, com três equipes, sendo três salva-vidas para cada uma delas, que circulam em kombis, prontas para atender à demanda de banhistas em qualquer ponto da orla coberta pelo órgão. Uma equipe atuará no trecho compreendido entre as praias do Jardim de Alá e Patamares; outra na Terceira Ponte até a Sereia de Itapuã e a última na área entre o Farol de Itapuã e Aleluia.



Poluição sonora



A Sucom, que manterá plantão 24 horas durante o fim de semana, atende reclamações relacionadas à poluição sonora, das 7 às 19 horas, para apurar irregularidades em obras. O serviço pode ser acionado pelo telefone 2201-6660. Já a Sucop, que atende pelo telefone 3382-5701, está apta a fazer a desobstrução de redes de drenagem.



Defesa Civil



Ameaças de desabamento de imóveis, deslizamento de terra e casos de incêndio devem ser imediatamente comunicados à Codesal pelo telefone 199. A chamada é gratuita e o serviço funciona em regime de plantão 24 horas. A vistoria dos engenheiros pode ser solicitada na sede da Defesa Civil, na Avenida Bonocô. Quem precisar dos serviços pode ligar 199 ou 3322-7433.



Sucop



Os postos de funcionamento de plantão da Superintendência de Conservação e Obras Públicas do Salvador (Sucop) estarão localizados em pontos estratégicos facilitando o deslocamento das equipes para as demais áreas, no sábado e no domingo, nos horários das 7h30 às 14h30. Ressalta ainda que os trabalhos nos fins de semana são feitos em parceria com a Codesal em regime de 24 horas.



Transalvador



A Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador) atende em regime de plantão 24 horas, nos fins de semana, pelos telefones 118 e 3172 – 8787. Os proprietários de veículos e os cidadãos em geral podem comunicar e solicitar a presença do órgão em caso de choque de veículos, atropelamentos, interdição de vias e garagens, defeitos em semáforos, ou seja, ocorrências relacionadas ao trânsito em Salvador.







*Com informações da Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou comente.
O jornal online agradeçe pela sua visita.

Marcadores