Total de visitas hoje

terça-feira, 6 de abril de 2010

Bahia diminui em mais da metade óbitos por meningite

No primeiro trimestre de 2010, em relação ao mesmo período de 2009, houve uma redução de 57% no número de óbitos causados por todos os tipos de meningites na Bahia. Este ano, 18 óbitos foram registrados até a 11ª Semana Epidemiológica (20/03). Em 2009, esse número chegou a 42. A informação é da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), através da Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde (Suvisa).



De acordo com a superintendente da Suvisa, Lorene Pinto, essa redução está associada a uma maior celeridade no diagnóstico da doença, por parte dos profissionais de saúde, evitando assim o agravamento dos casos, e também a atenção redobrada da população para os sintomas da doença. No estado, ainda no primeiro trimestre, foram registrados 186 casos de meningites de todos os tipos. Já em 2009, esse número foi de 296.



A superintendente esclarece que expectativa da Sesab é que a vacinação contra a meningite C, realizada nos menores de cinco anos, contribua ainda mais para a redução do número de casos no estado. Ela explica que ainda é cedo para calcular o impacto da vacinação sobre a redução de casos, mas a partir do segundo semestre, quando a vacinação terá alcançado todas as regiões do estado, poderá se feita uma avaliação melhor acerca da vacina.



O município de Salvador também apresentou redução no número de casos registrados, de 129, em 2009, para 113, em 2010. A exceção fica por conta do tipo meningite bacteriana, sendo o único que apresentou um discreto aumento, passou de 41casos em 2009, para 48 em 2010, um acréscimo de cerca de 15%. No mesmo período, o número de óbitos por meningites, em Salvador, também teve um pequeno aumento, subindo de 10 para 11.




Fonte Sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou comente.
O jornal online agradeçe pela sua visita.

Marcadores