Total de visitas hoje

domingo, 11 de abril de 2010

Lula pedirá explicações a Obama sobre questão nuclear

Agência Estado



O presidente Lula disse hoje em entrevista ao jornal espanhol El Pais que pedirá esclarecimentos ao presidente dos EUA, Barak Obama, sobre a posição dos países que têm o maior número de armas nucleares, durante cúpula que começa esta semana em Washington.



"Vou perguntar ao presidente Obama o significado do recente acordo de desativação de ogivas nucleares feito com (presidente russo) Dmitri Medvedev. Desativação de quê? Se estamos falando da desativação do que já estava velho, não faz sentido. Eu tenho uma caixa de remédios em casa da qual jogo fora todos os remédios velhos. Ou falamos com seriedade sobre desarmamento ou não podemos aceitar que haja um grupo de países armados até os dentes e outros, desarmados," disse.



Lula disse que o "Paquistão tem a bomba atômica, Israel também. Dá para entender aqueles que se sentem pressionados por causa dessa situação e que pensem em construir sua própria bomba. Não temos direito de pôr ninguém contra a parede e dizer que é ou tudo ou nada," disse.



O presidente brasileiro também disse que propôs a Obama, ao presidente francês, Nicolas Sarkozy, e à chanceler alemã, Angela Merkel, que haja dialogo com o Irã. "Os iranianos têm que saber que podem enriquecer urânio para fins pacíficos. Não se pode partir da ideia de que Ahmadindejad é um terrorista que tem que ser isolado. Temos que negociar," disse. As informações são do El Pais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou comente.
O jornal online agradeçe pela sua visita.

Marcadores