Total de visitas hoje

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Enem vai ser nos dias 6 e 7 de novembro

Do R7



O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) vai ser realizado nos dias 6 e 7 de novembro, afirma o MEC (Ministério da Educação). A data, que foi confirmada nesta sexta-feira (30), já havia sido prevista pelo ministro Fernando Haddad em reunião com os reitores das universidades federais, ocorrida no final de março.



A expectativa do ministério é que a prova tenha até 7 milhões de estudantes inscritos. Vai haver alteração na data do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), que estava programado para ocorrer em 7 de novembro. A mudança será por uma portaria, que vai ser publicada nos próximos dias no Diário Oficial da União.



A ideia é que o Enem aconteça apenas após o segundo turno das eleições, segundo a assessoria de imprensa do MEC. Hoje, a prova substitui ou complementa o vestibular de diversas universidades do país, além de avaliar os estudantes do terceiro ano do ensino médio ou os que já concluíram esta etapa.



Data das inscrições



A previsão da pasta é que as inscrições de alunos no Enem comecem em junho e terminem em julho, dando um mês para os vestibulandos poderem fazer o cadastro. Os dias, entretanto, ainda não foram definidos.



O número de universidades públicas que aderem ao exame vai crescer, segundo entrevistas dadas ao R7, há 15 dias, pela Abruem (associação dos reitores das universidades estaduais e municipais) e pela Andifes (associação dos reitores de faculdades federais).



Pelo menos 30 instituições estaduais e municipais usarão a nota do Enem no vestibular neste ano, um aumento de 20% com relação à última edição da prova, diz João Carlos Gomes, presidente da Abruem.



- O ponto mais positivo do Enem é que o sistema permite que a faculdade escolha como vai participar. Cerca de 80% das estaduais e municipais entrarão no sistema de alguma forma.



A expectativa do secretário-executivo da Andifes, Gustavo Balduíno, também é positiva.



- Só 13 universidades federais substituíram plenamente o vestibular pelo Enem na última edição. Algumas faculdades, como a UFC (Universidade Federal do Ceará), já anunciaram neste ano sua adesão. Então acho que deve crescer sim, tanto a participação parcial quanto a total.



Rodada de meio do ano



O MEC fará uma nova rodada de inscrições do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) em junho. Segundo a secretária de Ensino Superior do ministério, Maria Paula Dallari Bucci, todas as 51 universidades federais e institutos de ensino que participaram da primeira edição do sistema têm interesse em continuar usando o Sisu.



Ainda não é possível saber quantas vão participar, já que nem todas fazem vestibulares duas vezes ao ano.



Os alunos que tiverem interesse em disputar as vagas que serão oferecidas pelo Sisu vão usar a nota do último Enem, realizado nos dias 5 e 6 de dezembro de 2009.



Vazamento



No ano passado, dois cadernos de questões do Enem foram roubados da gráfica onde eram impressos. Um grupo tentou vender, à época, os documentos para a imprensa. O vazamento acabou sendo noticiado e o MEC cancelou, no dia 1º de outubro de 2009, a aplicação da prova.



O caso tramita na Justiça. O MPF (Ministério Público Federal) acusou quatro pessoas pelo crime. Duas delas - Felipe Pradella e Gregory Camillo - tentaram vender o Enem para a mídia. Outras duas - Marcelo Sena e Filipe Ribeiro - teriam retirado as provas de dentro da gráfica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou comente.
O jornal online agradeçe pela sua visita.

Marcadores