Total de visitas hoje

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Braskem premia melhores do teatro baiano

Livia Montenegro



A 17ª edição do Prêmio Braskem de Teatro aconteceu ontem à noite no Teatro Castro Alves. A cerimônia premiou os melhores do Teatro Baiano do ano de 2009. A comissão julgadora foi composta pela cronista e ensaísta Cássia Lopes, pelo professor de teatro Gláucio Machado, pelo doutor em artes cênicas Leonardo Boccia, pelo jornalista Marcos Uzel e pelo diretor teatral Pedro Henrique Alcântara. O juri avaliou 51 espetáculos que estiveram em cartaz no ano passado em Salvador.



O responsável por esta edição do prêmio foi o diretor teatral Luiz Marfuz. A máscara foi o tema escolhido por Marfuz, por representar a pluraridade do teatro baiano em todas suas facetas. O Bando de Teatro Olodum e a Cooperativa Baiana de Teatro foram os grandes homenageados da noite. Carlos Betão, André Tavares, Marcelo Prado, Jussara Martins, Hilmara Rodrigues e Frank Menezes ficaram responsáveis pelo anuncio e entrega do troféu aos vencedores.



O espetáculo Os Donos da Terra foi um dos grandes vencedores da noite. Teve a premiação de melhor direção e melhor espetáculo infanto-juvenil, e concorria com grandes espetáculos como Larissa e seus amigos mágicos e Alice no sertão das maravilhas. Uma Vez, Nada Mais, dirigido pela doutora em Artes Cênicas Hebe Alves, foi o vencedor de melhor espetáculo teatral do ano. Com linguagem do cinema mudo, o espetáculo explora o romantismo feminino. A peça está em cartaz até o dia 2 de maio na Sala do Coro do TCA.



O prêmio teve até cinco indicados em cada categoria. Além do troféu, os vencedores de Espetáculo Adulto e Espetáculo Infanto-Juvenil receberam um prêmio no valor de R$ 30 mil, enquanto os demais ganhadores foram premiados com R$ 5 mil.





Lista dos premiados:



Revelação: Susan Kalik pela direção do espetáculo Pluft, o Fantasminha

Melhor Texto: Cleise Mendes, pela peça Joana D'Arc

Categoria Especial: Jarbas Bittencourt, pela direção musical de Shirê Obá – A festa do Rei

Espetáculo Infanto-juvenil: Os donos da terra

Direção: João Gonzaga, pela peça Os donos da terra

Atriz: Aicha Marques

Ator: Harildo Déda

Espetáculo Adulto: Uma vez, nada mais



Fonte: Sociedade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou comente.
O jornal online agradeçe pela sua visita.

Marcadores