Total de visitas hoje

domingo, 11 de abril de 2010

Preso homem acusado de roubar na região do Mercado Modelo

Samuel Lima


Ronaldo Silva

                                 Delmário tem passagem pela polícia por tentativa de furto em 2008

Apontado pela polícia como um dos principais responsáveis por furtos que vinham preocupando comerciantes da região do Mercado Modelo, Delmário da Hora dos Santos, 35 anos, voltou a atacar na manhã deste sábado. Mas, desta vez, uma rápida ação de policiais militares resultou na prisão em flagrante do acusado, logo após ele subtrair 13 camisas de uma barraca de artigos de artesanato.



Segundo o soldado Bernardes, da 16ª Companhia Independente (Comércio/Calçada), que efetuou a prisão, Delmário tentou escapar por uma das vielas da Ladeira da Conceição. "Ele tentou nos enganar, deixando as camisas para trás e dando uma volta pelo beco, mas eu já o aguardava na saída", relatou o policial militar.



Dono da barraca atacada, Francisco Raimundo da Silva, 59, confirmou a fama atribuída pela polícia a Delmário. "Todo mundo que vende ali pelo Mercado Modelo já tem queixas dele. Eu mesmo já fui roubado antes por ele”, revelou, acrescentando que teria um prejuízo de R$ 100 se as camisas não fossem recuperadas pelos policiais.



Conduzido à Delegacia do Bonfim (3ª CP), Delmário foi autuado em flagrante por furto pelo delegado plantonista Kléber Cunha Shaw. Apesar de reconhecido pela vítima, o preso negou o delito. "Estão me confundindo. Me acusam, mas não fui eu. Só não vou dizer quem foi", alegou. "A mentira é altamente empregada nessas horas", rebateu o delegado.



Reincidente - Apesar de Delmário se esquivar das acusações, os registros da Secretaria da Segurança Pública indicam seu envolvimento em outras investidas. Ele já responde a um inquérito por tentativa de furto, delito registrado em março de 2008. Na ocasião, ele foi flagrado quando saía de uma loja de confecções carregando oito camisas.



Os mesmos registros da SSP apontam que Delmário chegou a ser conduzido para a própria 3ª CP e para a Delegacia de Proteção ao Turista, em ambas sob suspeita de cometer furtos de roupas. O soldado Bernardes frisou que Delmário também é suspeito de praticar arrombamentos de estabelecimentos comerciais, o que o preso negou.



Já atrás das grades, alegou sofrer de problemas mentais. Conforme sua versão, tais distúrbios teriam relação com a tragédia da Fonte Nova, na qual sete pessoas morreram ao despencar de um lance de arquibancada que cedeu (em 25 de novembro de 2007, na partida Bahia 0x0 Vila Nova-GO, pela Série C do Campeonato Brasileiro).



De fato, há registro nos arquivos da SSP em que Delmário compareceu à 6ª CP (Brotas), para prestar queixa de lesões que alegou ter sofrido no estádio. "Segundo os comerciantes que foram vítimas, ele sempre diz ter problemas mentais quando é flagrado. Mas sempre continua praticando os furtos", sentenciou o soldado Bernardes.



Para o militar, não há um maior número de queixas contra Delmário porque suas vítimas não acionariam a polícia. "Muitas dessas vítimas são turistas que chegam em navios e, para evitar perder o horário de embarque, acabam desistindo de prestar queixa", analisou. O delegado Shaw disse acreditar que a divulgação da imagem de Delmário na imprensa pode fazer com que mais vítimas dele apareçam na 3ª CP.



Números - Estatísticas da SSP mostram que 591 pessoas já foram autuadas em flagrante, em Salvador, nos dois primeiros meses do ano – apenas uma pessoa a mais que o mesmo período do ano passado. Na área que se estende do Comércio a Itapagipe, em janeiro e fevereiro de 2010, foram 55 – 42 a menos que no mesmo período do ano anterior (redução de 43%).

Fonte *A tarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou comente.
O jornal online agradeçe pela sua visita.

Marcadores